FATORES QUE LEVAM A EVASÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
FATORES QUE LEVAM A EVASÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Autores
  • Patrícia Corrêa da Silva
  • Leonardo Lemos Silveira
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23239-FATORES-QUE-LEVAM-A-EVASAO-DO-PROGRAMA-INSTITUCIONAL-DE-BOLSA-DE-INICIACAO-A-DOCENCIA-(PIBID)-DO-CURSO-DE-LICENCIA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
PIBID, Evasão, Educação Física
Resumo
Tendo em vista a importância do programa para auxiliar na formação docente dos alunos de licenciatura, com a possibilidade de participar do programa desde o primeiro semestre do curso de Licenciatura em Educação Física, observou-se que entre junho de 2014 e junho de 2015, aproximadamente 13%, nove bolsistas de um total de 68, desistiram do programa, seja pelo fato de vincularem-se a outros projetos, ou por não se identificarem com o trabalho docente na escola, trata-se de um percentual que nos parece significativo e nos instiga a aprofundar os motivos que levam estes estudantes do curso de Educação Física a ingressarem e a abandonarem o PIBID, assim o presente trabalho analisa os motivos pelos quais alguns graduandos do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas decidem ingressarem e a evadirem-se do PIBID através da constatação dos dados coletados nas entrevistas buscaremos evidenciar estes motivos, visto que ao analisarmos os objetivos do projeto e sua vinculação com a escola, entendemos que o mesmo auxilia para uma formação docente de qualidade, a metodologia aplicada neste trabalho foi um roteiro de entrevistas, contando com seis questões abertas, seguindo Gil (1993) este estudo caracteriza-se por ser explicativo, e do ponto de vista de seus procedimentos, trata-se de uma pesquisa com delineamento de estudo de caso, durante a pesquisa constamos que o motivos que levaram os estudantes a ingressar no PIBID foram, a possibilidade de se conhecer o contexto escolar com atividades realizadas na escola, a possibilidade de estudar a escola e a produção de artigos e participação em eventos acadêmicos, por outro lado os motivos que levaram os alunos a evadirem do programa foram, a carga horária prevista pelo programa com atividades muito extensa e as reuniões que poderiam ser mais objetivas e melhor organizadas e outro fato relatado pelos ex-pibidianos diz respeito à postura descomprometida de alguns bolsistas e a falta de cobrança por parte dos coordenadores, nos relatos observou-se o interesses por outras áreas de estudo, o interesse pela área da “saúde” foi a mais citada, também observaram-se manifestações quanto ao fato de não se identificarem com a atuação como docentes e a desvalorização do professor, interessante salientar que um expibidiano manifestou arrependimento por ter saído do programa e ter aderido a outro que não tem a escola como foco, constatamos que, os expibidianos afirmam a importância do PIBID, pois ele oportuniza conhecer o cotidiano escolar bem como os estudos realizados por este, também foram evidenciados diversos motivos pelos quais os expibidianos evadiram-se do programa, nos quais o mais citado seria a forma que o programa era conduzido por seus coordenadores e outro fator interessante seria a escolha pela área da "saúde", provavelmente por não conseguirem visualizar esta área dentro da escola.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, Patrícia Corrêa da; SILVEIRA, Leonardo Lemos. FATORES QUE LEVAM A EVASÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23239-FATORES-QUE-LEVAM-A-EVASAO-DO-PROGRAMA-INSTITUCIONAL-DE-BOLSA-DE-INICIACAO-A-DOCENCIA-(PIBID)-DO-CURSO-DE-LICENCIA. Acesso em: 29/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes