TEXTOS, LETRAS, TRAÇADOS E SENTIDOS: A PROPOSTA DO ALFABETIZAR LETRANDO COMO PRÁTICA DO PIBID/ PEDAGOGIA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
TEXTOS, LETRAS, TRAÇADOS E SENTIDOS: A PROPOSTA DO ALFABETIZAR LETRANDO COMO PRÁTICA DO PIBID/ PEDAGOGIA
Autores
  • Luiza Mayara da Silva
  • Luiza Corrêa Cunha
  • Cristina Ortiga ferreira
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23230-TEXTOS-LETRAS-TRACADOS-E-SENTIDOS--A-PROPOSTA-DO-ALFABETIZAR-LETRANDO-COMO-PRATICA-DO-PIBID-PEDAGOGIA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Alfabetização, Letramento, Pibid.
Resumo
Atualmente, defende-se um trabalho pedagógico nos anos iniciais que envolva tanto o alfabetizar quanto o letrar. Embora à primeira vista pareçam termos sinônimos, tem-se no alfabetizar o aprendizado de técnicas para a compreensão da linguagem em seus conteúdos ortográficos e gramaticais e sua relação com os sons da linguagem falada, enquanto no letrar estão associadas habilidades necessárias para as práticas sociais de leitura e escrita. Sendo nossa sociedade grafocêntrica, ou seja, centrada na escrita, não basta a prática escolar simplesmente alfabetizar, ela precisa permitir decodificações em jornais, revistas, livros, letras de músicas, quadrinhos e quaisquer outras fontes que permitam uma reflexão sobre o que foi lido. Desde o lançamento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), tem-se a indicação que o ensino da linguagem deve abordar três aspectos fundamentais: leitura, interpretação e escrita, sendo assim a alfabetização e o letramento devem caminhar lado a lado durante o processo de aprendizagem. Este é o desafio que se apresenta aos professores e acadêmicos de Pedagogia em formação. O presente relato discute o alfabetizar letrando, a partir de atividades propostas pelas acadêmicas Bolsistas do PIBID/Pedagogia da Univille, ao longo do ano de 2015, com crianças do 2º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal João Costa, localizado no bairro Jarivatuba, na cidade de Joinville – SC. No projeto elaborado estavam elencados diferentes gêneros, alguns pouco conhecidos e trabalhados com essas crianças. Partindo de uma inserção lúdica, um Jogo da Memória sobre a temática frutas permitiu “trabalhar com palavras”, refletir sobre elas, montá-las e desmontá-las. A receita acompanhou a elaboração de uma salada de frutas e seu posterior registro em um texto coletivo com auxilio de desenhos. A progressão com os diferentes gêneros, distribuídos ao longo do ano letivo, oportunizou a leitura e produção de listas, músicas, quadrinhos, notícias, propagandas, regras de jogos, cartas, e-mails, cartões postais, convites, relatos, outras receitas, contos. Destacando a possibilidade de organização e sistematização do trabalho por meio dos eixos e capacidades linguísticas. Às acadêmicas ficou claro a importância de atuarem como agentes facilitadores ao incentivar e guiar as crianças ao longo de suas descobertas e construções de hipóteses. Mesmo tratando-se de um segundo ano, muitas crianças nesta turma apresentavam pouca compreensão sobre o processo de leitura e escrita, desta forma, paralelo ao trabalho com o grande grupo, atendimentos individualizados foram realizados, materiais foram produzidos para cada criança frente as suas necessidades. A reflexão sobre as palavras, observando por exemplo, que existem palavras maiores e outras menores; que algumas rimam; que determinadas palavras tem “pedaços” iniciais semelhantes; que aqueles “pedaços” semelhantes se escrevem muitas vezes com as mesmas letras; sons idênticos com grafias diferentes; o traçado das letras e a leitura e escrita de pequenos textos que foram ampliando em número de linhas e complexidade de ideias. Ao final de um ano letivo pode-se afirmar que tais práticas auxiliaram as crianças a refletirem enquanto aprendiam, descobriram os prazeres e ganhos que se pode experimentar no domínio da leitura e da escrita.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, Luiza Mayara da; CUNHA, Luiza Corrêa; FERREIRA, Cristina Ortiga. TEXTOS, LETRAS, TRAÇADOS E SENTIDOS: A PROPOSTA DO ALFABETIZAR LETRANDO COMO PRÁTICA DO PIBID/ PEDAGOGIA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23230-TEXTOS-LETRAS-TRACADOS-E-SENTIDOS--A-PROPOSTA-DO-ALFABETIZAR-LETRANDO-COMO-PRATICA-DO-PIBID-PEDAGOGIA. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes