CRIANÇAS, LIVROS E BIBLIOTECA: UMA PARCERIA QUE DEU CERTO.

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
CRIANÇAS, LIVROS E BIBLIOTECA: UMA PARCERIA QUE DEU CERTO.
Autores
  • Valéria Bach Pereira
  • Amanda Anthonisen Da Luz
  • Rogério Costa Würdig
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23217-CRIANCAS-LIVROS-E-BIBLIOTECA--UMA-PARCERIA-QUE-DEU-CERTO
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Escola, Biblioteca, Literatura Infantil.
Resumo
Este trabalho está vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas – PIBID/CAPES/Pedagogia/FaE/UFPel e tem como objetivo principal discutir e compartilhar a experiência durante as atividades educativas desenvolvidas na biblioteca da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ferreira Vianna, situada no bairro Nossa Senhora de Fátima, no município de Pelotas-RS. O embasamento teórico-metodológico ampara-se nos estudos que afirmam que a literatura é um instrumento de mudança sociocultural e de que é preciso muito trabalho para que literatura infantil chegue às escolas, pois ela é a porta de entrada para o mundo letrado. Através da literatura as crianças podem ampliar o vocabulário, desenvolver a criatividade e utilizar a imaginação e, também, favorecer a desenvoltura e o falar em público dos alunos. Deste modo, abre espaço para um mundo diferente: o do conhecimento. O uso da literatura infantil é um grande aliado para tornar possível a alfabetização das crianças nos três primeiros anos do ensino fundamental. Mas muitas crianças só entram em contato com os livros quando ingressam na escola. Então, a biblioteca é pensada como um espaço para que as crianças se apropriem do gosto pela leitura e consequentemente se tornem cidadãos mais críticos, capazes de intervir sobre a realidade na qual se inserem. As atividades educativas na biblioteca da escola visam a reaproximação entre as crianças e os livros de literatura infantil e o reconhecimento da importância desse espaço/tempo na vida escolar das crianças. As atividades como leitura deleite, cadastro do acervo da biblioteca, fichas dos alunos e empréstimos dos livros vem sendo realizadas desde maio de 2015 para as turmas de 1ª ao 3º ano do ensino fundamental. Neste período, conseguimos proporcionar aos alunos momentos de prazer, alegria e divertimento, visto que os alunos estão sempre pedindo mais. Enquanto bolsistas, estamos tendo uma experiência enriquecedora, pois pelo tempo em que estas intervenções estão em andamento, os resultados são visíveis e positivos. Estas intervenções são relevantes e pretendemos com elas favorecer o aprendizado das crianças, reduzir o índice de reprovação (especialmente no terceiro ano), valorizar as manifestações culturais da comunidade escolar e incentivar a leitura deleite. Esperamos que ao longo do período de duração do PIBID na escola o resultado do IDEB seja elevado e aproxima-se da meta desejada. A literatura, através de um trabalho de qualidade, pode ser vista como um aliado para a alfabetização e como fonte de divertimento e prazer. Para isso é preciso que as professoras e a escola invistam nas crianças, qualifiquem o ensino para formá-las críticas e conscientes do mundo que as cerca. Esperamos que as crianças usufruam da biblioteca, tenham prazer nas leituras e, ao mesmo tempo, retirem livros e sintam vontade de ler para os familiares e amigos. Que ao lerem, sintam-se parte do mundo e percebam que a leitura é fonte de divertimento e prazer, e que podem, simplesmente, ler por ler (leitura deleite).
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

PEREIRA, Valéria Bach; LUZ, Amanda Anthonisen Da; WÜRDIG, Rogério Costa. CRIANÇAS, LIVROS E BIBLIOTECA: UMA PARCERIA QUE DEU CERTO... In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23217-CRIANCAS-LIVROS-E-BIBLIOTECA--UMA-PARCERIA-QUE-DEU-CERTO. Acesso em: 23/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes