TECNOLOGIA E MATEMÁTICA: ENSINO DE MATEMÁTICA USANDO O SOFTWARE GEOGEBRA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
TECNOLOGIA E MATEMÁTICA: ENSINO DE MATEMÁTICA USANDO O SOFTWARE GEOGEBRA
Autores
  • WILIAN GEOVANI BORBA
  • Simone Semmer
Modalidade
Oficina
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23199-TECNOLOGIA-E-MATEMATICA--ENSINO-DE-MATEMATICA-USANDO-O-SOFTWARE-GEOGEBRA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Ensino de Matemática, Tecnologias de Informação e Comunicação, Geogebra.
Resumo
Introdução: Geralmente a Matemática é vista com uma disciplina complicada, monótona, e de difícil compreensão. No entanto, no laboratório de informática com o uso do software GeoGebra, uma função, uma expressão ou um sólido geométrico realizadas com lápis e papel, ganham uma visualização diferenciada, podendo despertar a atenção e o interesse dos alunos, oferecendo novas oportunidades de entendimento. O GeoGebra é um software de geometria dinâmica, que pode ser uma ferramenta para o professor, principalmente para o de Ensino Médio. Pois disponibiliza uma melhor visualização de problemas, tornando sua resolução mais compreensível. A tecnologia existente na escola poderá atrapalhar aqueles que não souberem utilizá-la, pois, frequentemente se visualizam alunos que utilizam Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) com maior destreza que alguns professores. Logo, se faz necessário divulgar metodologias de ensino voltadas às TIC, pesquisadas no seu uso didático, e que favoreçam ao professor a utilização de tecnologias disponíveis na escola. No meio acadêmico, se verifica a diferença de posicionamento didático, usando ou não, TIC no cotidiano. E, visando a formação de professores, a Universidade indica os caminhos e o acadêmico invade o campo da tecnologia e inova a possibilidade de aplicação do conteúdo por meio de softwares e promovendo sua utilização pelo futuro professor. Para tanto, buscou-se em pesquisa acadêmica, desenvolver técnicas de uso do software Geogebra, aplicados a conteúdos matemáticos do Ensino Médio tais como a leitura de equações, e à sua interpretação gráfica, validando resultados. Objetivo: Pesquisar formas de utilizar ferramentas tecnológicas como o GeoGebra no ensino de Matemática no Ensino Médio. Método: Verificou-se funcionalidades do uso do software GeoGebra, bem como, facilidades e problemáticas. E, utilizando-se de problemas contidos em livros didáticos em que, geralmente são realizadas apenas resoluções superficiais, foram resolvidos no GeoGebra de forma dinâmica. Transformando assim, a leitura algébrica desses problemas, em interpretação gráfica. Para tanto, escolheu-se problemas de Geometria Espacial, do 2º ano do Ensino Médio, voltados aos cálculos de áreas e volumes de poliedros, aplicando graficamente a compreensão das fórmulas comumente utilizadas em sala de aula. Assim, foi possível compor oficinas de aprendizagem de Matemática, usando o Geogebra. Considerações: Verificou-se a facilidade de utilização do software, em que seus comandos se apresentam na mesma configuração do raciocínio lógico espacial, utilizando igual percepção lógica do uso de fórmulas. Observou-se a adequação de problemas algébricos ao visual gráfico. Verificou-se a eficácia do uso do software como auxílio gráfico ao problema algébrico, em que foi possível validar os resultados, ou seja, tirar a prova real. Além de, prender a atenção do estudante ao conteúdo e deixar a aula de Matemática mais atraente e menos enfadonha, pois, facilita a compreensão do problema. Pretende-se na ampliação do estudo, divulgar a possibilidade de com as ferramentas disponíveis na escola, se possam gerar aulas mais dinâmicas e interativas, promovendo o elo entre a Universidade e a Escola Básica, entre a formação e a docência.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

BORBA, WILIAN GEOVANI; SEMMER, Simone. TECNOLOGIA E MATEMÁTICA: ENSINO DE MATEMÁTICA USANDO O SOFTWARE GEOGEBRA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23199-TECNOLOGIA-E-MATEMATICA--ENSINO-DE-MATEMATICA-USANDO-O-SOFTWARE-GEOGEBRA. Acesso em: 19/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes