PROJETO INTERDISCIPLINAR: PRÁTICA E REFLEXÃO SOBRE O ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E BRINCADEIRAS NA ESCOLA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
PROJETO INTERDISCIPLINAR: PRÁTICA E REFLEXÃO SOBRE O ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E BRINCADEIRAS NA ESCOLA
Autores
  • Djovana Mielke Nornberg
  • Carolina Leal Andrade
  • Patrícia Corrêa da Silva
  • Quenia Coimbra Da Silva Carrilho
  • Samantha de Souza Guterres
  • Veridiana de Freitas Mattoso
  • Ana Paula Peil Ludwig
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23187-PROJETO-INTERDISCIPLINAR--PRATICA-E-REFLEXAO-SOBRE-O-ESPACO-DE-CONSTRUCAO-DE-IDENTIDADES-E-BRINCADEIRAS-NA-ESCOLA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
interdisciplinaridade, escola básica, iniciação à docência
Resumo
: O trabalho aborda a construção de um projeto interdisciplinar o qual está inserido no programa de iniciação à docência PIBID-UFPEL. O projeto foi elaborado pela coordenadora, supervisoras e bolsistas do PIBID - anos iniciais, numa Escola da rede municipal de Pelotas/RS. Através de uma investigação realizada na escola, no ano de 2014, por meio de entrevistas, observações, análise de dados e registros, foi possível ter uma compreensão melhor da realidade escolar. Os dados coletados no diagnóstico revelaram temas em comum, como o brincar e as diferentes identidades que circulam na escola. A partir da análise dos dados ficou decidido que o tema do projeto seria brincadeiras e identidades, que se desdobram em eixos: das brincadeiras – tempos, espaços e repertórios; das identidades – infâncias, etnias e gêneros. O objetivo do projeto é ampliar a possibilidade de aprendizagem das crianças ao refletir sobre aspectos relacionados às suas identidades e aos seus repertórios de brincadeiras em tempos e espaços diversos e qualificar a formação dos bolsistas PIBID. Por essa razão o tema do projeto pretende-se aberto ao discutir brincadeiras e identidades como constituidoras dos sujeitos que circulam na escola, desafiando-nos a pensar como tais temas articulam-se com ações que, de fato, ajudem as crianças em seus processos de conhecimento e de educação. A proposta é desenvolver oficinas ao longo do último semestre de 2015, pretende-se desenvolver duas ações por mês com as turmas de pré e primeiros anos e com as turmas de quartos anos. Os temas desenvolvidos serão: corpo e movimento - ações de expressão corporal (brincadeiras que envolvam atividades de equilíbrio; noções de espaço; lateralidade; entre outras possibilidades e experimentação de diferentes estilos de dança e ritmos musicais); brincadeiras e jogos - ações com jogos matemáticos e jogos pedagógicos que auxiliem o desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças e ações com jogos e brincadeiras lúdicas nas quais as crianças possam experimentar repertórios de brincadeiras em tempos e espaços diversos; arte e cultura - ações estéticas (valorização do cabelo crespo; construção de bonecas negras, entre outras) produção de textos, vídeos e imagens sobre a escola; ações de leitura e dramatizações de histórias literárias e/ou produzidas pelas crianças trabalhando questões de gênero, por exemplo. Esperamos assim que este projeto ajude a desenvolver uma atitude interdisciplinar e aprendizagens significativas a todos nele envolvidos, pois a escola é um lugar de vida onde sujeitos estão se constituindo e todos os repertórios culturais devem ser contemplados.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

NORNBERG, Djovana Mielke et al.. PROJETO INTERDISCIPLINAR: PRÁTICA E REFLEXÃO SOBRE O ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E BRINCADEIRAS NA ESCOLA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23187-PROJETO-INTERDISCIPLINAR--PRATICA-E-REFLEXAO-SOBRE-O-ESPACO-DE-CONSTRUCAO-DE-IDENTIDADES-E-BRINCADEIRAS-NA-ESCOLA. Acesso em: 19/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes