INTOLERÂNCIA: DESAFIO PEDAGÓGICO À SOCIOLOGIA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
INTOLERÂNCIA: DESAFIO PEDAGÓGICO À SOCIOLOGIA
Autores
  • Jéssica Thoaldo da Cruz
  • edna luzia cavalari barbosa
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas docentes na diversidade
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23181-INTOLERANCIA--DESAFIO-PEDAGOGICO-A-SOCIOLOGIA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Diversidade, Intolerância, Religião
Resumo
O trabalho mostra como o programa PIBID desenvolvido no Colégio Estadual Professor Paulo Freire, no município de Pontal do Paraná/PR, foi recebido e se desenvolve. Neste trabalho, enfatizaremos um tema polêmico e de extrema necessidade, a intolerância religiosa, como eixo para debates, oficinas e intervenções. As Ciências Sociais tem como propósito desnaturalizar a realidade, trabalhando por uma visão crítica da mesma. Assim, temos por objetivo analisar e problematizar os discursos e argumentos em prol ou contrários ao desenvolvimento do tema, a partir dos relatos dos alunos e professores da instituição. Em meio a um ambiente hostil, onde a discriminação cresce desenfreadamente, se faz necessário debatermos no âmbito escolar a gravidade de atos discriminatórios e qual o intuito real que fomenta sua reprodução em nossa sociedade. Metodologicamente procederemos da seguinte forma: analise e problematização de dados com o intuito de explicar fatores que contribuem com a reprodução de determinados discursos/práticas. Dessa forma, os instrumentos utilizados para a realização do artigo têm como base a coleta de dados através de entrevistas, levantamento bibliográfico e a utilização das atividades realizadas pelos próprios alunos para uma compreensão e análise mais apurada. Com o desenvolvimento do projeto ainda em andamento, possuímos por enquanto apenas um resultado parcial obtido através de aplicações de questionários, intervenções em sala de aula, oficinas de debate, entre outros meios utilizados com a finalidade de analisar e problematizar o posicionamento dos discentes. A experiência contribui para compreender diversos momentos no ensino de Sociologia: a formação docente e a prática pedagógica na Educação Básica para o desenvolvimento de enfrentamento ao problema, elaborando planos de trabalho para as aulas, palestras e oficinas para abordagem do tema Religião.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

CRUZ, Jéssica Thoaldo da; BARBOSA, edna luzia cavalari. INTOLERÂNCIA: DESAFIO PEDAGÓGICO À SOCIOLOGIA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23181-INTOLERANCIA--DESAFIO-PEDAGOGICO-A-SOCIOLOGIA. Acesso em: 24/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes