CONCEPÇÃO DOS ALUNOS A RESPEITO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO EM BIOLOGIA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
CONCEPÇÃO DOS ALUNOS A RESPEITO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO EM BIOLOGIA
Autores
  • Juliana de Lima
  • Bettina Heerdt
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas docentes na diversidade
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23171-CONCEPCAO-DOS-ALUNOS-A-RESPEITO-DAS-METODOLOGIAS-DE-ENSINO-EM-BIOLOGIA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
conhecimento. aprendizagem. conteúdos.
Resumo
CONCEPÇÃO DOS ALUNOS A RESPEITO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO EM BIOLOGIA *Juliana de Lima¹ Bettina Heerdt² As práticas docentes na diversidade Resumo Entre os diversos desafios enfrentados pelo educador em Ciências e Biologia, está o de acompanhar as inovações científicas e tecnológicas a fim de disponibilizá-las numa linguagem mais acessível aos alunos. Isso exige do profissional um profundo conhecimento teórico e metodológico. O atual contexto de ensino requer do professor o uso equilibrado de conceitos, competências e habilidades, para concretizar a redução das diferenças sociais e promover igualdade entre alunos. O profissional deve unificar experiências e estratégias de ensino para qualificar a educação, buscando cursos de formação, leituras e troca constante de informação com colegas especialistas na área. Para os defensores da metodologia pluralista não há uma praxe única de sala de aula e todo processo de ensino e aprendizagem é complexo, mutável no tempo, envolve múltiplos saberes e está longe de ser trivial. Este trabalho teve por objetivo investigar a concepção dos alunos do ensino médio de uma escola da rede pública de ensino do município de Guarapuava, PR, em relação a metodologia de ensino mais adequada para que o aluno compreenda os conteúdos de Biologia. O estudo foi realizado com 88 alunos (voluntários), de ambos os sexos, em quatro turmas do Ensino Médio. A seguinte nomenclatura foi utilizada para preservar a identidade dos alunos: 1º, 2º e 3º, para identificar a série dos alunos; A1 ao A88 para referir-se aos alunos. Para a coleta de dados, optou-se pela aplicação de questionário composto de quatro questões abertas, do tipo “Justifique sua resposta”. Foram elaboradas unidades de registro (UR) e unidades de contexto (UC) segundo os pressupostos da análise do conteúdo. A partir da UC “Compreender melhor os conteúdos de Biologia”, foram propostas dez UR’s. Neste estudo são apresentados os dados da questão: “Em sua opinião, de que maneira é mais fácil aprender os conteúdos de Biologia (escutando o professor, fazendo exercícios, preparando seminários, estudando sozinho, entre outros)? Justifique sua resposta”. O processo de análise permitiu evidenciar as preferências metodológicas, destes 27,3% dos alunos descrevem que a maneira mais fácil aprender os conteúdos de Biologia é ouvir a explicação do professor, 25% que além de ouvir o professor fazer exercícios, 21,6% a associação de diversos modos de ensino, 10.1% fazendo exercícios, 5,7% preferem aulas práticas, com a mesma porcentagem 2,3% estudar sozinho, apresentar seminários, não respondem a pergunta e a resposta não contempla a pergunta e 1,1% fazendo leitura. A metodologia tradicional é bastante presente, neste sentido pode-se inferir que essas são as metodologias mais presentes na sala de aula. Por outro lado, muitos alunos descrevem preferir diversas metodologias para aprender o que vem ao encontro da metodologia pluralista. O professor ao adotar uma prática pluralista maximiza a possibilidade de aprendizagem dos diferentes estudantes.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

LIMA, Juliana de; HEERDT, Bettina. CONCEPÇÃO DOS ALUNOS A RESPEITO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO EM BIOLOGIA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23171-CONCEPCAO-DOS-ALUNOS-A-RESPEITO-DAS-METODOLOGIAS-DE-ENSINO-EM-BIOLOGIA. Acesso em: 16/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes