A PEDAGOGIA DO TEATRO EM DIÁLOGO COM A FORMAÇÃO DOCENTE

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
A PEDAGOGIA DO TEATRO EM DIÁLOGO COM A FORMAÇÃO DOCENTE
Autores
  • Guaraci da Silva Lopes Martins
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23163-A-PEDAGOGIA-DO-TEATRO-EM-DIALOGO-COM-A-FORMACAO-DOCENTE
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Formação Docente, Teatro, Educação.
Resumo
RESUMO: O presente texto busca uma análise mais aprofundada sobre a experiência como coordenadora de área do subprojeto de teatro associado do PIBID/UNESPAR, Campus de Curitiba II, trabalho este que envolve três escolas da rede pública, três supervisores habilitados na área específica de teatro e quinze graduandos do curso de Licenciatura em Teatro. A participação no referido Programa evidencia a importância deste na formação inicial e continuada de todos os envolvidos, sobretudo em função do contato direto com a realidade da escola. Sob a supervisão de um professor habilitado, os graduandos têm a oportunidade de levar para a sala de aula do ensino básico, os conhecimentos teórico-práticos apreendidos ao longo do curso e desenvolverem distintas metodologias associadas à pedagogia teatral, processo este de suma importância no exercício docente. Os planos de aula seguem as propostas lançadas no projeto apresentado, cabendo destacar a discussão prévia sobre os mesmos, atividade esta que propicia a reflexão sobre a ação pedagógica mediada pelo ensino do teatro. Atividades específicas desta área de conhecimento são devidamente selecionadas e têm como objetivo maior contribuir no processo de desenvolvimento das capacidades expressivas, criativas e reflexivas dos estudantes. Salienta-se que o teatro estimula o diálogo e a reflexão sobre variados temas e questões sociais que podem ser elaborados e reelaborados no espaço da cena, mola propulsora para mudanças no espaço social. Nos espaços reservados para a discussão reflexiva sobre as ações pedagógicas realizadas, evidencia-se o fortalecimento da convicção dos bolsistas – coordenadora de área, supervisores e graduandos – sobre a importância do teatro em propostas educacionais comprometidas com o conhecimento.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

MARTINS, Guaraci da Silva Lopes. A PEDAGOGIA DO TEATRO EM DIÁLOGO COM A FORMAÇÃO DOCENTE.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23163-A-PEDAGOGIA-DO-TEATRO-EM-DIALOGO-COM-A-FORMACAO-DOCENTE. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes