ARQUITETANDO SABERES MATEMÁTICOS ATRAVÉS DE MATERIAIS RECICLADOS: CONSTRUINDO UM JARDIM NA ESCOLA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
ARQUITETANDO SABERES MATEMÁTICOS ATRAVÉS DE MATERIAIS RECICLADOS: CONSTRUINDO UM JARDIM NA ESCOLA
Autores
  • Ana Paula Uflacker Toja
  • Adriana Clara Pezzini de Oliveira
  • Eliane Aimi Rigon
  • joao noel dos santos junior
  • Priscila Meireles Trindade
  • Fernanda Hart Garcia
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23162-ARQUITETANDO-SABERES-MATEMATICOS-ATRAVES-DE-MATERIAIS-RECICLADOS--CONSTRUINDO-UM-JARDIM-NA-ESCOLA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Matemática, meio ambiente, modelagem, conscientização.
Resumo
Este trabalho visa descrever uma atividade envolvendo meio ambiente e Modelagem Matemática, a qual tem como objetivo aliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula como alternativa para o processo de ensino aprendizagem, visando assim despertar o interesse do educando pela disciplina de matemática. Buscando relacionar a educação ambiental com a Matemática, foi desenvolvida uma atividade pelos alunos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência), do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja, atuantes na Escola Estadual Apparício Silva Rillo, juntamente com a professora supervisora da instituição escolar, onde algumas turmas do ensino fundamental foram envolvidas. No primeiro momento foi trabalhado o conceito de área e perímetro das figuras geométricas, e também o conceito de volume do paralelepípedo. Também foi realizada, com os alunos, uma fala e divulgado através de imagens e vídeos de pneus e garrafas encontradas em locais de descarte impróprios (terrenos baldios, beira da estrada, etc..), dessa forma buscou-se conscientiza-los sobre a importância de preservar o meio ambiente. Em outro momento foi realizada a coleta de materiais recicláveis, pneus e garrafas pet e a partir destes, construído o jardim da escola utilizando os conceitos estudados anteriormente. Após a higienização dos materiais, realizaram-se as medidas de área e volume com o intuito de verificar a quantidade de terra necessária para o plantio das flores, iniciando assim, a atividade de modelagem. Para a tarefa de pinturas dos pneus realizou-se uma mobilização com os alunos tendo como objetivo o incentivo do trabalho em equipe. Através desta atividade foi possível perceber que a união dos dois temas Modelagem Matemática e meio ambiente proporcionou momentos de investigação, construção de conceitos matemáticos e a reflexão sobre as responsabilidades referente a educação ambiental.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

TOJA, Ana Paula Uflacker et al.. ARQUITETANDO SABERES MATEMÁTICOS ATRAVÉS DE MATERIAIS RECICLADOS: CONSTRUINDO UM JARDIM NA ESCOLA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23162-ARQUITETANDO-SABERES-MATEMATICOS-ATRAVES-DE-MATERIAIS-RECICLADOS--CONSTRUINDO-UM-JARDIM-NA-ESCOLA. Acesso em: 23/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes