RELAÇÕES DE GÊNERO E A DOCÊNCIA MASCULINA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
RELAÇÕES DE GÊNERO E A DOCÊNCIA MASCULINA
Autores
  • Gilso Pereira Da Silva
  • Márcio Issler Paulo
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas docentes na diversidade
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23140-RELACOES-DE-GENERO-E-A-DOCENCIA-MASCULINA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Palavras- Chave: Relações de Gênero. Sala de aula. Ensino fundamental. Masculinidade
Resumo
Resumo: A proposta deste estudo é apresentar uma análise das vivências de acadêmicos do Curso de Graduação em Pedagogia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo é tematizar e refletir sobre as relações de gênero e docência masculina, principalmente, no que se refere ao âmbito da educação no ensino fundamental, entendendo as categorias gênero e masculinidade como construções sociais e históricas. Também procuramos compreender a docência masculina no espaço escolar marcado pela presença do feminino, discutindo essas identidades. A partir desses apontamentos pretendemos apresentar brevemente os estudos de gêneros no Brasil, entendendo que o estudo de gênero perpassa a prática pedagógica, estando na própria constituição do ser professor e professora como pessoa do sexo feminino ou masculino, tendo presente que a concepção de docência enquanto profissão feminina, no que tange as ações no Ensino Fundamental, durante muito tempo foi considerado como vocação, vindo a se constituir em um processo denominado de feminização do magistério. Também será apresentado um relato de exercício da docência enquanto bolsista do PIBID no ensino fundamental, por meio de um relato de experiência, problematizando sua prática, na tentativa de desnaturalizar a ideia de uma masculinidade em que os homens só podem ser fortes, corajosos, para compreendermos que os homens também podem ser afetuosos, cuidadosos e sensíveis. Os estudos de Bourdieu (1999); Vianna (2002); Ferreira & Carvalho (2006); Izquierdo (1994); Picinato (2007) e Scott (1990), entre outros, contribuíram para a reflexão teórica desta pesquisa. A participação no PIBID propiciou uma maior visibilidade no que diz respeito à ampliação de discussões entorno do masculino na escola ao longo dos anos. Assim, é possível visualizarmos que o ensino sofre grandes mudanças, com isso, buscarmos criar condições de percebermos o papel dos homens nas séries iniciais do ensino fundamental, como sujeitos participantes de um ambiente que apresenta-nos sim características socialmente femininas, mas com uma equidade de gênero. É valido ressaltar que tanto homens quanto as mulheres constroem e reforçam masculinidades e feminilidades no interior de sua profissão, contribuindo assim significativamente na formação profissional e pessoal do bolsista.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, Gilso Pereira Da; PAULO, Márcio Issler. RELAÇÕES DE GÊNERO E A DOCÊNCIA MASCULINA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23140-RELACOES-DE-GENERO-E-A-DOCENCIA-MASCULINA. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes