OFICINAS PEDAGOGICAS E PRÁTICAS DE ENSINO DE DIREITOS HUMANOS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
OFICINAS PEDAGOGICAS E PRÁTICAS DE ENSINO DE DIREITOS HUMANOS
Autores
  • Katia de Fátima Lima Winter
  • Arthur Eduardo Frisoli
  • Edysandra Layna de Alencar Silveira
  • Guilherme Tozini Palagano
  • Glaudemir Elmar Presser Junior
  • Neila Chieregati Barceloni
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23130-OFICINAS-PEDAGOGICAS-E-PRATICAS-DE-ENSINO-DE-DIREITOS-HUMANOS
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Educação, Direitos Humanos, Oficinais pedagógicas
Resumo
O artigo visa apresentar o projeto de ensino de Direitos Humanos por meio de oficinas pedagógicas e demonstrar seus resultados práticos. Tem-se como objetivo central a apresentação de métodos para a formação de indivíduos conscientes de seus diretos como cidadãos e dotados de autonomia. O uso dos seguintes autores: Candau (1995), Araújo (2012), Behrens (1999), Benevides (2007), entre outros, mostrou-se de vital importância para a fundamentação das práticas pedagógicas desenvolvidas. As oficinas foram desenvolvidas a partir do uso de alguns conceitos pedagógicos, tais como: A pedagogia da negociação e do contrato, debate e reflexão. Para utilização desses conceitos de uma forma supervisionada, foram elaboradas diversas oficinas sempre com a divisão das turmas em grupo visando um melhor aproveitamento do desenvolver das atividades por parte dos discentes. Através desta divisão e com a disponibilidade de seis professores, as atividades ocorreram com mais aproximação entre os discentes e docentes. A execução do projeto se realizou em um colégio estadual em Curitiba, Paraná no ano de 2015 e envolveu os discentes do sexto ano do Ensino Fundamental II. Devido a faixa etária dos mesmos e complexidade do assunto, optamos por trabalhar em cada oficina temas específicos relacionados aos Diretos Humanos. Em decorrência da limitação de tempo por aula seria inviável o trabalho do tema como um todo e com a profundidade que tal tema exige. Desse modo desenvolvemos os seguintes recortes temáticos: Direito a participação, Dignidade, Respeito, Fraternidade, Preconceito e Violência, de modo a trabalhar também algumas violações de Direitos Humanos. Aplicamos um questionário para obtenção de resultados quanto ao conhecimento dos alunos sobre o tema Direitos Humanos. O trabalho em questão possibilitou a realização de diálogos entre acadêmicos e o cotidiano dos estudantes. Após a aplicação das atividades, os resultados evidenciaram que aulas mais dinâmicas permitem a maior participação dos discentes e com isso melhor compreensão dos conteúdos e ressalta a importância dos direitos humanos para mudanças sociais.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

WINTER, Katia de Fátima Lima et al.. OFICINAS PEDAGOGICAS E PRÁTICAS DE ENSINO DE DIREITOS HUMANOS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23130-OFICINAS-PEDAGOGICAS-E-PRATICAS-DE-ENSINO-DE-DIREITOS-HUMANOS. Acesso em: 28/03/2024

Trabalho

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