APRENDIZAGEM A PARTIR DO PIBID E PROJETOS DE PESQUISA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
APRENDIZAGEM A PARTIR DO PIBID E PROJETOS DE PESQUISA
Autores
  • Renata Fernandes Herdina
  • Juciano Salvini
  • Marta Maggi Guerizoli
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23128-APRENDIZAGEM-A-PARTIR-DO-PIBID-E-PROJETOS-DE-PESQUISA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Aprendizagem. Docência. Pesquisa.
Resumo
Os acadêmicos de Ciências Biológicas - Licenciatura do Centro Universitário UNIVATES, possuem diversas possibilidades de atuação dentro da universidade durante sua graduação, dentre elas podemos citar: Projetos de Pesquisa, onde o aluno desenvolve um olhar pesquisador e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), sendo este responsável pelo aprimoramento da prática docente. Os Projetos de Pesquisa oferecem bolsas a estudantes que visam conhecer o trabalho de investigador. O bolsista de Iniciação Científica atua dentro da universidade, juntamente com o professor coordenador do projeto e desenvolve atividades de pesquisador. É considerado de grande importância para acadêmicos que visam continuar seus estudos após a graduação. O PIBID possibilita aos alunos da graduação em licenciatura, o convívio com a comunidade escolar e sua prática docente a partir de atividades aplicadas dentro de sala de aula com a supervisão do professor responsável. No Centro Universitário UNIVATES, o Programa é procurado por intercambistas, que visam obter conhecimentos dentro de salas de aula brasileiras. O objetivo deste trabalho é relatar a importância do PIBID para a formação docente do acadêmico, além da sua atuação como investigador, juntamente com o aprendizado extracurricular. O trabalho foi desenvolvido a partir de relatos de dois estudantes de Ciências Biológicas que atuam juntos, como investigadores e participam a aproximadamente dois anos do PIBID. As disciplinas ofertadas na graduação do licenciando não oferecem uma formação de qualidade, pois o acadêmico só entra em sala de aula para aplicação dos estágios, normalmente na reta final do curso. Segundo eles, a participação do acadêmico em projetos de pesquisa como investigador é importante, pois vivenciam, além das aulas, conteúdos relacionados a graduação. Porém, julgam extremamente necessário a participação do aluno no PIBID, pois a partir do programa é possível o convívio com a comunidade escolar a longo prazo, juntamente com professores, pais e alunos. O pibidiano, após a sua formação possui uma facilidade de entrar em sala de aula e aplicar o conteúdo proposto.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

HERDINA, Renata Fernandes; SALVINI, Juciano; GUERIZOLI, Marta Maggi. APRENDIZAGEM A PARTIR DO PIBID E PROJETOS DE PESQUISA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23128-APRENDIZAGEM-A-PARTIR-DO-PIBID-E-PROJETOS-DE-PESQUISA. Acesso em: 19/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes