PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A REFLEXÃO SOBRE O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A REFLEXÃO SOBRE O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA
Autores
  • Rafael Aparecido Gonçalves Xavier
  • Nathan Felipe da Silva Caldana
  • Rebecca Borrozzino Souza
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23120-PRATICAS-PEDAGOGICAS-PARA-A-REFLEXAO-SOBRE-O-CONSUMO--DE-ENERGIA-ELETRICA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Energia Elétrica. Sociedade Moderna. Formação de Professores.
Resumo
Para chegar às residências a energia elétrica demanda um longo percurso. Nas paisagens urbanas observa-se esse trajeto pelos fios condutores, contudo, a fonte energética encontra-se distante dos olhos da população. É crescente o consumo desse elemento, indispensável a vida moderna, o que assume importância capital no ensino básico. Para se criar valores que gerem consumo sustentável e responsável nas presentes e próximas gerações de cidadãos, o objetivo é propor uma reflexão sobre o consumo de energia elétrica por meio da compreensão do processo de produção e consumo, bem como os riscos e perigos do seu uso inadequado, sua necessidade no cotidiano e os impactos gerados no ambiente. A metodologia se deu por meio da aplicação de uma oficina pedagógica realizada no Colégio Estadual Maestro Andrea Nuzzi, para alunos do 9º ano, em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A oficina ocorreu em quatro etapas: 1 - exposição de conteúdos teóricos por meio de um álbum seriado ilustrado, com informações referentes ao impacto gerado pelo consumo energético; implicações pelo uso inadequado da energia elétrica; riscos e perigos presentes no cotidiano; modos de se economizar energia; 2- apreciação do vídeo produzido pela COPEL “a casa dos desligados” problematizando a temática; 3- aplicação do jogo de tabuleiro com o intuito decompreender de forma lúdica o que foi debatido até esta etapa; 4- sinalização ambiental, próximo a interruptores e tomadas com uso de adesivos de conscientização com a frase “A luz que se apaga não se paga”, para mostrar a importância da economia energética na comunidade escolar. Como resultados, espera-se que os alunos compreendam a importância de se disseminar o conhecimento aprendido para que a energia elétrica seja consumida com consciência, evitando riscos e preservando o ambiente.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

XAVIER, Rafael Aparecido Gonçalves; CALDANA, Nathan Felipe da Silva; SOUZA, Rebecca Borrozzino. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A REFLEXÃO SOBRE O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23120-PRATICAS-PEDAGOGICAS-PARA-A-REFLEXAO-SOBRE-O-CONSUMO--DE-ENERGIA-ELETRICA. Acesso em: 29/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes