O BRINCAR NOS ANOS INICIAIS: UM RESGATE POSSÍVEL

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
O BRINCAR NOS ANOS INICIAIS: UM RESGATE POSSÍVEL
Autores
  • Francieli Cristina Segóvia
  • Clair Alma Machado
  • Janaina Pinheiro
  • Kézia Pollyana Ferreira Passos
  • Telma Calheiros Nichele
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23114-O-BRINCAR-NOS-ANOS-INICIAIS--UM-RESGATE-POSSIVEL
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Resgate, brincadeira, interação social, interdisciplinariedade, PIBID.
Resumo
As acadêmicas do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal Catarinense – campus Camboriú - participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no ano de 2015,foram solicitadas a elaborar um projeto de Pesquisa a respeito do resgate de brincadeiras culturalmente esquecidas pelas crianças e adultos, tão importantes para o processo de desenvolvimento da aprendizagem, no Grupo Escolar Municipal Marlene Pereira Zuchi, do Município de Camboriú, Estado de Santa Catarina. O presente projeto de pesquisa denominado “O Brincar nos anos Iniciais: Um resgate possível” tem o intuito de contribuir para a discussão da imersão do brincar nas instituições de ensino dedicadas também aos anos iniciais, bem como unindo a responsabilidade da equipe gestora da unidade escolar concedente a esse processo de desenvolvimento da alfabetização e Letramento. O presente projeto visa então oportunizar às crianças de diversas faixas etárias que freqüentam o GEM Marlene Pereira Zuchi a conhecer e reconhecer diversas brincadeiras a serem resgatadas pelas bolsistas do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – e, a partir das brincadeiras socializadas, construir e reconstruir suas próprias brincadeiras, influenciando diretamente em seu processo de desenvolvimento da aprendizagem, bem como em sua formação como cidadão ativo e participativo em sociedade. Nos utilizamos de uma metodologia que privilegia a participação ativa dos estudantes deste grupo escolar onde, em um intervalo de 15 dias, após o intervalo dos estudantes (10h. 30m.), organizamos um espaço para desenvolver as atividades que promovem o resgate das cantigas de roda e brincadeiras esquecidas com o passar dos tempos. Convidamos duas turmas a cada 15 minutos (2º ao 5º ano) para a efetiva participação nas atividades propostas. Esse projeto trata-se de uma pesquisa que ainda está em processo de desenvolvimento. A partir dos encontros estabelecidos com as turmas de 2º à 5º ano do Grupo Escolar Marlene Pereira Zuchi é perceptível a efetiva participação dos estudantes nas atividades propostas, além de ser facilmente constatado de que se trata de um momento de trocas de experiências e avivamento da infância, muitas vezes retraídas dos estudantes e professores da rede de ensino estudada. Para além disso essa atividade possibilita interação interpessoal, socialização de conhecimento e troca de experiência entre os educandos/professores, educandos/bolsistas, bolsistas/professores, professores/professores.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SEGÓVIA, Francieli Cristina et al.. O BRINCAR NOS ANOS INICIAIS: UM RESGATE POSSÍVEL.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23114-O-BRINCAR-NOS-ANOS-INICIAIS--UM-RESGATE-POSSIVEL. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes