RELATÓRIO CIENTÍFICO DE CONCLUSÃO: COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO FINAL DA DISCIPLINA PRÁTICA DE FORMAÇÃO

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
RELATÓRIO CIENTÍFICO DE CONCLUSÃO: COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO FINAL DA DISCIPLINA PRÁTICA DE FORMAÇÃO
Autores
  • Ana Paula Soares Marioto da Silva
  • Roberta Negrão de Araújo
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23110-RELATORIO-CIENTIFICO-DE-CONCLUSAO--COMO-INSTRUMENTO-DE-AVALIACAO-FINAL-DA-DISCIPLINA-PRATICA-DE-FORMACAO
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Palavras-Chave: PIBID, Intervenção Pedagógica, Prática de Formação, Relatório Científico
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar o Projeto de Intervenção desenvolvido na 3ª série do Curso Formação de Docentes, em nível médio, integrado à educação profissional, na disciplina de Prática de Formação. Durante todo o ano letivo de 2015, a referida turma teve o acompanhamento da bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), estudante de graduação, do curso de Pedagogia de uma universidade pública do norte do Estado do Paraná. A pibidiana, no decorrer do ano letivo, contou com assessoramento da supervisora (docente da rede pública que oferta a educação básica) e da coordenadora (docente do ensino superior). Na 3ª série do citado curso, os (as) estudantes realizaram observações nos primeiros anos iniciais do ensino fundamental (1º, 2º e 3º anos) e posterior docência, considerando a temática da Prática de Formação. A avaliação final desta disciplina, nesta série, constitui na elaboração do Relatório Científico. Considerando a dificuldade dos estudantes, a supervisora solicitou que a intervenção atendesse tal problemática. Assim, foi desenvolvida uma proposta de intervenção que trabalhou com a estrutura textual científica – utilizando a fundamentação teórica que subsidia as disciplinas do curso, tendo como pressuposto o trabalho como princípio educativo e o direito da criança à educação de qualidade social – bem como a importância do registro pedagógico. A intervenção contribuiu, não só para a formação dos estudantes do ensino médio, mas também da pibidiana, em seu processo de tornar-se professora. A elaboração do Relatório Científico constitui-se como importante etapa no processo de formação, haja vista que registra, de forma fundamentada, a prática pedagógica do (a) estudante do ensino médio (Curso Formação Docente). Tal procedimento, como experiência inicial de produção, contribui também para a futura elaboração de artigos científicos. A produção do Relatório Científico está em consonância com uma estrutura organizacional que não deixa fatos importantes despercebidos. A linguagem deve ser clara, concisa e coerente. As informações registradas têm cunho científico, superando o senso comum, ou seja, a simples descrição dos fatos acontecidos. Destarte, a intervenção consistiu na explicitação da estrutura do relatório, bem como na contribuição da organização do registro e também na escrita, de acordo com a norma culta da língua portuguesa.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

SILVA , Ana Paula Soares Marioto da Silva ; ARAÚJO, Roberta Negrão de. RELATÓRIO CIENTÍFICO DE CONCLUSÃO: COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO FINAL DA DISCIPLINA PRÁTICA DE FORMAÇÃO.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23110-RELATORIO-CIENTIFICO-DE-CONCLUSAO--COMO-INSTRUMENTO-DE-AVALIACAO-FINAL-DA-DISCIPLINA-PRATICA-DE-FORMACAO. Acesso em: 28/03/2024

Trabalho

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