AS VISITAS DE ACOMPANHAMENTO DO PIBID COMO UM DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO COMPARTILHADA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
AS VISITAS DE ACOMPANHAMENTO DO PIBID COMO UM DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO COMPARTILHADA
Autores
  • Joze Medianeira dos Santos de Andrade Toniolo
  • Hermes Gilber Uberti
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23089-AS-VISITAS-DE-ACOMPANHAMENTO-DO-PIBID-COMO-UM-DISPOSITIVO-DE-FORMACAO-COMPARTILHADA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Visitas; Pibid; Formação compartilhada.
Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) iniciou no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IF Farroupilha) no ano de 2009 com a aprovação de três subprojetos. A partir daquele ano a Instituição passou a concorrer a outros editais da CAPES e, gradativamente, foi aprovando mais projetos, aumentando o número de cursos de licenciatura envolvidos no Programa. Atualmente oferecemos 16 cursos de Licenciatura em seis áreas: Ciências Biológicas, Computação, Física, Educação do Campo, Matemática e Química, sendo que 12 deles estão vinculados ao Pibid. Nos subprojetos desenvolvidos contamos com a participação de 1 coordenador institucional, 1 coordenadora de área de gestão de processos educacionais, 13 coordenadores de área, 182 bolsistas de iniciação à docência e 33 bolsistas supervisores em 33 escolas de Educação Básica, distribuídas em 10 municípios na área de abrangência dos campi. A partir de reuniões da Coordenação Institucional (CI) juntamente com os coordenadores de área e com a Comissão de Acompanhamento do Pibid (CAP), percebemos, enquanto Coordenação Institucional, a necessidade de um acompanhamento mais aproximado com os demais bolsistas que compõem e desenvolvem o Programa nos estabelecimentos de ensino da rede pública municipal, estadual e federal. Assim, no mês de abril do ano de 2014, durante uma reunião com os coordenadores de área, construímos um cronograma de visitação aos diferentes subprojetos desenvolvidos nos sete campi da Instituição. As visitas foram realizadas entre os meses de maio a novembro e acabaram se tornando um momento de formação compartilhada, de “[...] construção do conhecimento pedagógico compartilhado” (BOLZAN, 2009, p. 137), haja vista que houve compartilhamento de experiências e saberes entre os bolsistas de iniciação, bolsistas supervisão, coordenadores de área e CI. Neste sentido, queremos destacar neste texto, principalmente, algumas experiências e aprendizagens compartilhadas no decorrer das visitas aos subprojetos, dando ênfase a formação continuada dos bolsistas supervisores que já atuam nas instituições de educação básica onde o Programa é desenvolvido. Momentos, estes, de compartilhamento das práticas entre os licenciandos em processo de formação inicial e os professores supervisores que, através do Programa, tem tido oportunidade de dar prosseguimento aos seus processos de formação. Além disso, as visitas de acompanhamento têm permitido uma aproximação entre a CI e os bolsistas que estão diretamente envolvidos com as atividades nas escolas, no intuito de dar o acompanhamento, apoio, visibilidade e valorização do trabalho que vem sendo desenvolvido.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

TONIOLO, Joze Medianeira dos Santos de Andrade; UBERTI, Hermes Gilber. AS VISITAS DE ACOMPANHAMENTO DO PIBID COMO UM DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO COMPARTILHADA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23089-AS-VISITAS-DE-ACOMPANHAMENTO-DO-PIBID-COMO-UM-DISPOSITIVO-DE-FORMACAO-COMPARTILHADA. Acesso em: 29/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes