CARTOGRAFIA ATRAVÉS DO PIBID - MATEMÁTICA: UM ESTUDO DIAGNÓSTICO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL GENERAL GOMES CARNEIRO

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
CARTOGRAFIA ATRAVÉS DO PIBID - MATEMÁTICA: UM ESTUDO DIAGNÓSTICO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL GENERAL GOMES CARNEIRO
Autores
  • Elen Mancy Carnelosso
  • Camila Porto Giacomelli
  • Etiane Bisognin Rodrigues
  • Jiane Nieneyer
  • Gilmar Benini
  • INES FARIAS FERREIRA
  • Rita de Cássia Pistóia Mariani
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23087-CARTOGRAFIA-ATRAVES-DO-PIBID---MATEMATICA--UM-ESTUDO-DIAGNOSTICO-DA-ESCOLA-ESTADUAL-DE-ENSINO-FUNDAMENTAL-GENERAL-
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Cartografia, PIBID, Matemática, Ensino.
Resumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um projeto desenvolvido por Instituições de Ensino Superior em parceria com escolas da rede pública que busca o incentivo e melhoria na educação básica, promovendo a inclusão dos alunos de licenciatura no ambiente escolar. No âmbito da Universidade Federal de Santa Maria o subprojeto Matemática iniciou suas atividades, conforme edital nº 61/2013, em março de 2014 buscando desenvolver ações com o intuito de aprimorar o desenvolvendo do trabalho docente. Inicialmente, foi realizada a elaboração de uma cartografia a fim de conhecer melhor o contexto da Escola Estadual do Ensino Fundamental General Gomes Carneiro, situada em Santa Maria/RS e deste modo constituir atividades mais adequadas para as ações a que propõem o referido subprojeto. Nesse sentido, os bolsistas de iniciação à docência, sob a orientação das duas coordenadoras de área, bem como do professor supervisor vinculado à escola, elaboraram um instrumento de pesquisa dividido em quatro categorias: características sociodemográfica cuja intenção era de conhecer o aluno, bem como, seus responsáveis, composto por treze questões; caracterização escolar, com o objetivo de saber como o educando participa do ambiente escolar, com onze questões; interesses socioculturais que visou conhecer os interesses do aluno, incluindo cinco questões e a relação com a disciplina de matemática, este com onze questões. Esse instrumento foi aplicado junto a 115 dos 434 educandos do ensino fundamental, nos anos 6°; 7°; 8°, da escola. Após a aplicação dos mesmos, os dados obtidos foram tabelados e analisados. Na categoria que buscava compreender como o aluno vê a escola, 90% declararam que a quadra de esportes era seu ambiente preferido, o que é relevante, pois a disciplina de educação física foi apontada como a que mais os agradava. Cabe ressaltar que menos de 10% dos educandos escolheu a matemática como disciplina que mais gostava. Na categoria que buscava conhecer melhor os interesses pessoais dos alunos, foi possível identificar que 70% possuem tempo livre no turno oposto das aulas, sendo que, destes, 40% indicaram que usavam esse tempo para acessar redes sociais; 25% buscavam sair com os amigos e apenas 5% informaram que estudavam. Na última categoria, 75% dos educandos disseram terem dificuldades na disciplina de matemática. Ao serem questionados sobre a possibilidade de participarem de atividades extraclasses relacionadas à disciplina de matemática apenas 5% dos entrevistados demonstraram interesse onde foi possível identificar pouco comprometimento com a aprendizagem em matemática. Esta evidência é corroborada pelo fato de que, a cada ano escolar, a reprovação na disciplina de matemática aumentou. Cerca de 34% dos alunos declararam já terem reprovado. A partir deste trabalho, foi possível conhecer melhor o perfil dos educandos e, consequentemente, auxiliou na aquisição de subsídios para o direcionamento do planejamento das diferentes ações propostas pelo subprojeto.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

CARNELOSSO, Elen Mancy et al.. CARTOGRAFIA ATRAVÉS DO PIBID - MATEMÁTICA: UM ESTUDO DIAGNÓSTICO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL GENERAL GOMES CARNEIRO.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23087-CARTOGRAFIA-ATRAVES-DO-PIBID---MATEMATICA--UM-ESTUDO-DIAGNOSTICO-DA-ESCOLA-ESTADUAL-DE-ENSINO-FUNDAMENTAL-GENERAL-. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes