PIBID: O PAPEL DA EXPRESSÃO CORPORAL NA ESCOLA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
PIBID: O PAPEL DA EXPRESSÃO CORPORAL NA ESCOLA
Autores
  • Andrieli Taís Hahn Rodrigues
  • Vera Beatriz Pinto Zimmermann Weber
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A gestão escolar e a formação de professores (uma abertura para integrar direção escolar e o Pibid)
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23074-PIBID--O-PAPEL-DA-EXPRESSAO-CORPORAL-NA-ESCOLA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Expressão corporal, Escola, Aluno.
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo articular a ligação entre a teoria da expressão corporal e a dicção conhecimento produzidos no curso de Pedagogia da SETREM, e as práticas desenvolvidas no projeto PIBID, na Escola Estadual de Ensino Fundamental São Francisco em Três de Maio –RS, o qual disponibiliza bolsas de estudo, tendo como intuito o início à docência. A teoria possibilitou a compreensão da evolução e importância dos jogos dramáticos e do teatro, nas escolas, com o embasamento teórico de REVERBEL (1979, 1989), LEENHARDT (1973), SANTOS (2002), DESGRANGES (2006). Evidenciando que os jogos dramáticos a expressão e o teatro, auxiliam os estudantes em seu desenvolvimento emocional, social, cognitivo e intelectual. Tais propostas, oportunizaram significativas reflexões teóricas e atividades práticas contribuindo em trabalhos no projeto “Expressão Corporal na Escola” o qual é realizado em uma escola estadual com alunos de primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Sabendo-se que os estudantes são oriundos de uma realidade desfavorável economicamente, buscou-se trabalhar a expressão/ludicidade, a partir de histórias infantis (livros, histórias de varal, fantoches, entre outros), que permitiram o reconhecimento de afinidades com os personagens e posteriormente nos jogos, expressar suas aflições, desejos, medos, imitando os personagens, criando ambientes/situações das histórias, elaborando desafios que cada aluno deveria resolver, sem ter receios de errar, ou de julgamentos dos colegas, acarretando no desenvolvimento pessoal e coletivo. O problema de pesquisa inicialmente está em como compreender a expressão corporal na escola: suas possibilidades e seus desafios, com o intuito de auxiliar os educandos em seu desenvolvimento integral (falar em público, linguagem correta, usar a expressão corporal em seu dia-a-dia). Após algumas semanas pode-se perceber que a inibição, e o medo de errar, não é mais algo que preocupa os estudantes, pois, o que se evidenciou nas atividades foi a diversão, o aprendizado e o desenvolvimento do grupo, tornando assim a expressão corporal um momento prazeroso, dinâmico, e significativo para os professores e para os alunos, alcançando a interação entre todos e o desenvolvimento coletivo e individual, aprendizagens estas que auxiliará a resolução de problemas em seu cotidiano.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

RODRIGUES, Andrieli Taís Hahn; WEBER, Vera Beatriz Pinto Zimmermann. PIBID: O PAPEL DA EXPRESSÃO CORPORAL NA ESCOLA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23074-PIBID--O-PAPEL-DA-EXPRESSAO-CORPORAL-NA-ESCOLA. Acesso em: 29/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes