O DESENHO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DA GEOGRAFIA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
O DESENHO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DA GEOGRAFIA
Autores
  • Nathalia Beatriz Deoclecio
  • sandra Terezinha malysz
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23066-O-DESENHO-COMO-FERRAMENTA-DIDATICA-NO-ENSINO-DA-GEOGRAFIA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Desenho, Metodologia, Linguagens da Geografia
Resumo
Nos dias atuais a geografia não se limita apenas na descrição de aspectos gerais de observação da natureza e da população dos diversos lugares do planeta Terra, nem somente na leitura de mapas topográficos. A ciência geográfica vem buscando compreender com profundidade o espaço geográfico, seus processos históricos e sociais. E para que no ensino de geografia, os educandos se apropriem do conhecimento, é importante que o docente utilize de diferentes metodologias e linguagens, das quais destacamos o desenho. Para mediar o conhecimento geográfico, o professor pode trabalhar os conteúdos com os alunos estimulando além da audição, a visão e a memória visual. Neste sentido, o desenho se torna uma linguagem importante, pois estimula a memória visual e ajuda o discente na abstração e construção dos conceitos de ensino sobre o conteúdo estudado e, a aula não fica maçante e cansativa. Portanto, com esta pesquisa, objetivamos apresentar diferentes formas da utilização do desenho para mediar o ensino-aprendizagem dos conteúdos escolares, mais especificamente de Geografia na educação básica. Utilizamos para o desenvolvimento do trabalho, a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Apresentamos assim, algumas considerações de autores sobre a temática do desenho em sala de aula e exemplos de aplicações didáticas da linguagem do desenho no ensino dos conteúdos geográficos, entre outros. Verificamos que existem muitas possibilidades de se utilizar o desenho no ensino, entre elas, o croqui, o mapa mental, a charge, a história em quadrinhos. O desenho pode ser trabalhado associado com outras linguagens, como por exemplo, para representações da compreensão do conteúdo presente em documentários, filmes, textos de literatura e outros textos, aulas expositivas pelo professor; percepções da aula de campo; interpretação de fato vivido ou dramatizado; desenho a partir da fotografia, entre outras. Esperamos contribuir com os professores na diversificação de metodologias e recursos didáticos, para que assim as aulas fiquem mais dinâmicas e o ensino mais significativo.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

DEOCLECIO, Nathalia Beatriz; MALYSZ, sandra Terezinha. O DESENHO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DA GEOGRAFIA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23066-O-DESENHO-COMO-FERRAMENTA-DIDATICA-NO-ENSINO-DA-GEOGRAFIA. Acesso em: 29/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes