PIBID/QUÍMICA DA UFPEL E O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE ENSINO EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DA CIDADE DE PELOTAS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
PIBID/QUÍMICA DA UFPEL E O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE ENSINO EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DA CIDADE DE PELOTAS
Autores
  • AURÉLIA VALESCA SOARES DE AZEVEDO
  • Valesca Mariza Barros Augé
  • Guilherme Cavalcanti Pinto Ferreira
  • Alzira Yamasaki
  • BRUNO DOS SANTOS PASTORIZA
  • Fábio André Sangiogo
  • Maira Ferreira
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23063-PIBIDQUIMICA-DA-UFPEL-E-O-DESENVOLVIMENTO-DE-PROJETOS-DE-ENSINO-EM-ESCOLAS-DA-REDE-ESTADUAL-DA-CIDADE-DE-PELOTAS
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Ensino, Química, Cotidiano, Leite, Petróleo.
Resumo
O PIBID da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem atuação no Ensino Médio e Ensino Fundamental de escolas públicas estaduais de Pelotas. Os bolsistas, supervisores e coordenadores do subprojeto da Química atuam com ações disciplinares e interdisciplinares nas escolas envolvidas no projeto institucional. No subprojeto da Química, o grupo planejou atividades baseadas nos três eixos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (representação e comunicação; investigação e compreensão; e contextualização sociocultural) para os projetos de ensino que estão em desenvolvimento nas escolas (BRASIL, 2000), que foram a “Adulteração dos alimentos: o caso do leite” e “Petróleo”. Este trabalho tem por objetivo apresentar aspectos que tratam do planejamento do projeto de ensino e a sua implementação em quatro escolas estaduais de Pelotas. Na sua elaboração, o tema associado ao “leite” foi escolhido após a divulgação na mídia de várias notícias envolvendo adulteração e contaminação de alimentos. Diante desses fatos, compreendeu-se que o assunto, por ser relevante e atual, tem potencial para facilitar o ensino e a aprendizagem de Química. O projeto é composto por três atividades e a primeira delas visa apresentar e discutir as informações contidas no vídeo “História da comercialização e industrialização do leite ao longo do tempo”. Na segunda atividade trabalha-se com leitura e interpretação de rótulos contidos em embalagens de leite; e na terceira atividade, realiza-se a discussão sobre sua adulteração, através de um experimento de laboratório que simula a adição de peróxido de hidrogênio. Quanto ao tema Petróleo, escolhido pelo fato de existir muitas notícias que são veiculadas na mídia e que envolvem a Petrobrás e mudanças na composição da gasolina, as atividades forma planejadas através do tema que envolveu a mudança do teor de álcool na gasolina. A primeira atividade contempla um esquema ilustrado que aborda desde a origem do petróleo até as indústrias petroquímicas. Já a segunda atividade envolve um estudo sobre o experimento intitulado “teor de álcool na gasolina”. Para a terceira atividade foi realizado um experimento intitulado “Encolhendo o isopor”, que teve como objetivo explicar a obtenção dos polímeros sintéticos a partir da nafta obtida no refino do petróleo e do uso de um vídeo contendo explicações sobre o processo de industrialização do plástico. Segundo observações registradas pelos bolsistas, que desenvolveram os projetos e as respostas dos estudantes do Ensino Médio, em instrumento aplicado após a realização das atividades nos dois projetos de ensino, a temática abordada em cada projeto indicou ser atual e de interesse dos estudantes, promoveu diversos questionamentos e também auxiliaram na compreensão da relação entre os conceitos de química com o que acontece no dia a dia. Entendemos que se torna produtivo ensinar um conteúdo utilizando aulas práticas articuladas a uma temática contextualizada, como a “Adulteração dos Alimentos: o caso do leite” e o “Petróleo”, pois proporciona maior interação entre os conhecimentos do cotidiano e os conhecimentos da disciplina de Química, contribuindo assim, para a aprendizagem dos estudantes.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

AZEVEDO, AURÉLIA VALESCA SOARES DE et al.. PIBID/QUÍMICA DA UFPEL E O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE ENSINO EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DA CIDADE DE PELOTAS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23063-PIBIDQUIMICA-DA-UFPEL-E-O-DESENVOLVIMENTO-DE-PROJETOS-DE-ENSINO-EM-ESCOLAS-DA-REDE-ESTADUAL-DA-CIDADE-DE-PELOTAS. Acesso em: 19/04/2024

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