APLICAÇÃO DE NÚMEROS FIGURADOS NO ENSINO MÉDIO

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
APLICAÇÃO DE NÚMEROS FIGURADOS NO ENSINO MÉDIO
Autores
  • Bruna Thais Silva Sozzo
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23059-APLICACAO-DE-NUMEROS-FIGURADOS-NO-ENSINO-MEDIO
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Números Figurados, Recursividade, Resolução de Problemas.
Resumo
Este trabalho apresenta um relato de atividades no âmbito do PIBID por uma aluna do curso de licenciatura em Matemática. A atividade foi desenvolvida com estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Onze de Outubro, localizado no município de Cambé - PR. As atividades foram trabalhadas na Universidade Estadual de Londrina com a interveniência do Programa Novos Talentos. A metodologia utilizada foi a Resolução de Problemas, pois proporciona ao estudante maior interação com o conhecimento, conduzindo-o a se tornar sujeito ativo na construção de sua aprendizagem. A atividade foi pensada para possibilitar que os estudantes pudessem fazer análises, discussões, generalizações, conjecturas e formulação de conceitos e ideias. A seleção das situações problemas foi concebida para abordar um assunto pouco valorizado na educação básica, em particular no Ensino Médio, as Sequências Definidas Recursivamente. Com a finalidade de apresentar este assunto, inédito para a maioria dos estudantes, o trabalho apresentado expõe a caracterização de Números Figurados (triangulares, quadrangulares e hexagonais), e o desenvolvimento das atividades requer o uso de conceitos de recursividade, que foram adquiridos, pelos estudantes, por meio de conjecturas e formulação de conceitos. Para a execução das atividades foi proposto aos alunos para que se organizassem em grupos de até quatro pessoas e após a realização de cada atividade um aluno de cada grupo fez a exposição da sua resolução no quadro. Tal exposição tinha o intuito de provocar o início de uma discussão sobre o tema e comparação de resultados. A principal dificuldade observada foi em relação ao processo de generalização, mas houve bastante interesse, e a participação foi ativa. Percebemos que trabalhar com alunos da educação básica conceitos de generalização, formalização de conteúdo e conjecturas requer um esforço, que começa com o cuidado metodológico, e chega à necessidade de formalização dos conteúdos em linguagem matemática. Deste modo, o professor pode ajudar o estudante a conquistar certa maturidade matemática. Os obstáculos para tanto podem ser de natureza algébrica, e o trabalho terá continuidade no sentido de avaliar as raízes de tais dificuldades.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SOZZO, Bruna Thais Silva. APLICAÇÃO DE NÚMEROS FIGURADOS NO ENSINO MÉDIO.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23059-APLICACAO-DE-NUMEROS-FIGURADOS-NO-ENSINO-MEDIO. Acesso em: 23/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes