NÍVEL DE FLEXIBILIDADE

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
NÍVEL DE FLEXIBILIDADE
Autores
  • Deonilde Balduino
  • Sergio Ricardo Mendes dos Santos
  • Aline Graziela Dessian Zandoná
  • ELAINE CRISTINA ANTUNES KLAUS
  • Claudia Radavelli
  • Giovana Dave
  • Gustavo Dos Santos Dias
  • Julieli Rodigheri Schutz
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23043-NIVEL-DE-FLEXIBILIDADE
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Flexibilidade, Séries iniciais, Escolares.
Resumo
Para as mais diversas atividades, precisamos de diversas valências físicas, entre elas destacamos a flexibilidade, que se caracteriza como capacidade de realizar movimentos em certas articulações com apropriada amplitude de movimento. A flexibilidade contribui decisivamente em diversos aspectos da motricidade humana, desde seus gestos cotidianos e até mesmo na busca do aperfeiçoamento da execução de movimentos desportivos. O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de flexibilidade dos educandos, na faixa etária de seis á onze anos (com algumas exceções, educandos de doze e treze anos), regularmente matriculados e frequentando as Séries Iniciais, nas turmas de 1º ao 5º ano. A pesquisa caracterizou-se como descritiva de natureza quantitativa. Participaram do estudo 206 escolares, sendo 98 do gênero masculino e 108 do gênero feminino. Para coleta de dados foi utilizado o teste de sentar e alcançar no Banco de Wells conforme os procedimentos descritos no Proesp (2012). Para analise dos dados foi utilizada a estatística descritiva (frequência relativa) para verificar a distribuição dos escolares dentro das classificações propostas pelo Proesp (zona de risco e zona saudável). Os resultados mostraram que a grande maioria dos escolares (90,9%) está com níveis de flexibilidade abaixo do recomendável, sendo que no gênero feminino 98,14% dos participantes estão em zona de risco, enquanto somente 1,86% encontram-se dentro da zona saudável. Já no gênero masculino, 83,67% estão em zona de risco, enquanto 16,33% estão na zona saudável. Desta forma, conclui-se que os níveis de flexibilidade dos escolares das séries iniciais do ensino fundamental da escola analisada estão em estado muito grave, pois a maioria esmagadora encontra-se dentro da zona de risco. Isso ocorre devido, principalmente aos avanços tecnológicos, que vem acentuadamente concorrendo com as atividades físicas, brincadeiras, esportes. Salienta-se que são necessárias ações que propiciem a melhora desses índices dentro da escola, dando uma atenção maior dentro das aulas de Educação Física e incentivar a prática de exercícios de flexibilidade também fora da escola.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

BALDUINO, Deonilde et al.. NÍVEL DE FLEXIBILIDADE.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23043-NIVEL-DE-FLEXIBILIDADE. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

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