A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: "BARALHO NITROGENADO"

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: "BARALHO NITROGENADO"
Autores
  • Felipe Zahrebelnei
  • José Rafael Colosel De Oliveira
  • André Luiz Santos
  • Marcelli Thainá Freiberger
  • Melina Taciele De Oliveira Favaro
  • Gisiele Schenemann
  • Taciane Fátima de Camargo Mocelim
  • Luciana de Boer Pinheiro de Souza
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas docentes na diversidade
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23034-A-UTILIZACAO-DE-JOGOS-DIDATICOS-NO-ENSINO-DE-QUIMICA--BARALHO-NITROGENADO
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Jogo didático, aprendizagem, ensino
Resumo
O ensino de química, cada vez mais, ganha atenção quando se trata de como repassar o conhecimento para o aluno de maneira igual, objetiva e satisfatória. Deve ser levado em consideração que alguns alunos têm mais facilidade no aprendizado do conteúdo e alguns demonstram mais interesse por algumas disciplinas do que por outras. Para resolver determinados empecilhos no processo de aprendizagem dos alunos, os professores vêm substituindo o modelo dito como “clássico” por outros métodos e estratégias de ensino. O problema do modelo mais usual é que o mesmo não causa motivação, interesse e não desperta a curiosidade do aluno. Por esse motivo é que vem se utilizando outras estratégias de ensino como experimentos, multimídias, jogos, etc. Aprofundando-se um pouco mais na utilização de jogos, temos a utilização de jogos didáticos como ferramenta de ensino. Esse recurso é uma derivação de um jogo lúdico, ao qual se insere o conteúdo planejado. A sua utilização, de forma geral, fornece resultados satisfatórios, desde que aplicado com planejamento e de maneira organizada. Neste contexto é proposta a utilização de um jogo didático denominado “Baralho Nitrogenado” desenvolvido por bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) de Química da UEPG. É um fato conhecido que a nomenclatura de compostos orgânicos parece confusa e complicada aos alunos do ensino médio devido as suas regras e a quantidade de funções estudadas. Por isso foi criado um jogo sobre funções orgânicas nitrogenadas, as quais geralmente não são abordadas com a mesma ênfase com que são abordadas as funções oxigenadas. Esse jogo é baseado no popular jogo de pife, no qual deve se formar conjuntos de cartas que possuem uma relação entre si. O jogo foi utilizado em sala para uma revisão do conteúdo para a prova, sendo tratado como um reforço do conteúdo e podendo também ser utilizado como forma de avaliação. Deve-se lembrar de que o ensino vem sendo e deve continuar sendo aprimorado e desenvolvido, e a utilização de novas ferramentas e novas estratégias de ensino contribui de maneira muito significativa na evolução do processo de aprendizagem. Isso é algo que deve ser levado em consideração por todos os professores, pois juntos, todos contribuem para o desenvolvimento do ensino.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

ZAHREBELNEI, Felipe et al.. A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: "BARALHO NITROGENADO".. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23034-A-UTILIZACAO-DE-JOGOS-DIDATICOS-NO-ENSINO-DE-QUIMICA--BARALHO-NITROGENADO. Acesso em: 29/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes