ABORDAGEM SOCIOINTERACIONISTA NO CONTEXTO DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
ABORDAGEM SOCIOINTERACIONISTA NO CONTEXTO DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Autores
  • Karen Melgarejo
  • Vinicius Marcucci De Araujo
  • Jeniffer Katrine Cortes Pretto
  • Luisa Baena Canezim de Melo
  • Camila Fernanda Boroto
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23026-ABORDAGEM-SOCIOINTERACIONISTA-NO-CONTEXTO-DE-ENSINO-DE-LINGUA-INGLESA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Projeto PIBID, Ensino de língua Inglesa, Gêneros discursivos
Resumo
O presente artigo visa relatar a experiência vivenciada pelos acadêmicos de Letras Português - Inglês da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), no segundo ano no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Neste são apresentadas as diferentes etapas relacionadas ao subprojeto de língua inglesa, que incluem atividades tais como: observação do contexto de ensino-aprendizagem, grupo de estudos quinzenais (embasamento teórico-metodológico), pesquisa e seleção de gêneros textuais para compor o material didático-pedagógico para o ensino de língua inglesa, desenvolvimento de atividades didáticas em torno dos gêneros selecionados (Cartoon, Fables, Brazilian legends), regência compartilhada e utilização do material didático (MD) produzido no contexto educacional em foco, feedback sobre os resultados obtidos, novas discussões teórico-metodológicas e reajustes das atividades. A proposta de ensino de língua inglesa foi desenvolvida pelos acadêmicos bolsistas, sob a orientação da coordenadora deste subprojeto, para duas turmas do Ensino Fundamental (7º ano), de um colégio Estadual do município de Cascavel – PR. Utiliza-se uma abordagem de gêneros textuais e sequências didáticas em torno destes, com a intenção de aproximar-se mais da realidade dos alunos, adequando-se às suas competências linguísticas e às necessidades do contexto escolar público brasileiro. Objetiva-se, assim, apresentar uma proposta de ensino que seja potencialmente atraente aos aprendizes, e que, consequentemente, provoque seu engajamento no desenvolvimento das atividades. Por outro lado, almeja-se apresentar conteúdos significativos, por meio de estudos de gêneros que já fazem parte de sua referência (em português) e interesse (Fables, Cartoon), e por meio de textos que fazem parte da cultura/folclore brasileiro (Brazilian legends) - com o objetivo de valorizar a cultura do nosso país -, procurando envolvê-los em situações de comunicação real e cotidiana. Defende-se que a ludicidade nas práticas escolares contribuiu para o processo de ensino. E, por fim, apresentam-se os resultados obtidos com esta abordagem de ensino e as mudanças de comportamento observadas nas turmas onde o trabalho foi desenvolvido. Toma-se como referência autores tais como Schneuwly (2004), Dolz, Gagnon e Decândio (2009), Barreiros e Manchope (2011); Cordeiro e Baumgartner (2013), Marcuschi (2005), Lopes- Rossi (2002), Nascimento (2004), Costa-Hübes (2007), entre outros.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

MELGAREJO, Karen et al.. ABORDAGEM SOCIOINTERACIONISTA NO CONTEXTO DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23026-ABORDAGEM-SOCIOINTERACIONISTA-NO-CONTEXTO-DE-ENSINO-DE-LINGUA-INGLESA. Acesso em: 19/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes