ATIVIDADES COM GRAFOS: UMA INSERÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
ATIVIDADES COM GRAFOS: UMA INSERÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores
  • Andressa Wansing
  • Matheus Metz Correa
  • Tassiane Martins Cassól Silveira
  • Elis Puntel
  • INES FARIAS FERREIRA
  • Rita de Cássia Pistóia Mariani
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23017-ATIVIDADES-COM-GRAFOS--UMA-INSERCAO-NA-EDUCACAO-BASICA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
PIBID,Teoria de grafos, Ensino, Inserção na escola
Resumo
O subprojeto Matemática do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Santa Maria tem, entre seus objetivos, promover a inserção de licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, por meio da articulação entre teoria e prática, da apropriação e da reflexão sobre o trabalho docente. Este relato de experiência se constituiu a partir de ações realizadas desde o primeiro semestre de 2015 que visam oportunizar aos bolsistas de iniciação à docência um primeiro contato com a prática em sala de aula. Nesse sentido, serão descritas experiências vivenciadas a partir da elaboração e aplicação, junto a alunos do ensino fundamental e médio, de uma sequência de atividades envolvendo a teoria de grafos. Inicialmente, foram realizadas pesquisas bibliográficas e estudo buscando a apropriação dos conceitos básicos envolvendo o assunto proposto. A fim de inserir os bolsistas no contexto escolar, foram elaboradas diversas atividades investigativas que foram exploradas por alunos de diferentes turmas do 3º ano do ensino médio e, em uma turma, do 9º ano do ensino fundamental. Estas atividades abordaram os conceitos de grafos, elementos e classificação através de situações problemas. Com este tema foi possível explorar, através de uma abordagem investigativa, habilidades de raciocínio lógico e constituição de estratégias, junto aos alunos das turmas onde ocorreram as intervenções. A sequência de atividades foi organizada em blocos e dinamizada em dois encontros de 2 horas-aula, cada, com acompanhamento dos professores supervisores do subprojeto em duas escolas do município de Santa Maria/RS. No primeiro bloco de atividades foram trabalhados os conceitos elementares, como a sua representação, construção e suas possíveis aplicações. No segundo bloco foram aprimorados os conceitos iniciais através da exploração do teorema das quatro cores. A partir das intervenções realizadas observou-se que, muitas vezes, é necessário agir de forma diferenciada em cada turma, mesmo sendo um mesmo ano letivo. Isso é reforçado em turmas mais agitadas onde é imprescindível encontrar uma estratégia de prender mais a atenção dos alunos. O enfrentamento das dificuldades iniciais encontradas para compor atividades que pudessem explorar o assunto, a fim de permitir que os alunos fossem agentes ativos do processo de aprendizagem, permitiu a aquisição de experiências relevantes para a formação inicial dos bolsistas envolvidos. Sendo que, o trabalho em equipe, contando com bolsistas, supervisores e coordenadores de área, proporcionou discussões e reflexões importantes durante as etapas de fundamentação teórica, criação e aplicação da sequência de atividades. Em síntese, esta proposta permitiu que os licenciados envolvidos pudessem adentrar a sala de aula exercendo uma prática docente, até então, não explorada por estes. Além disso, este tipo de ação realizada no horário regular das aulas de matemática permitiu um contato real com o cotidiano escolar, possibilitando-lhes constituírem-se enquanto futuros profissionais com uma maior criticidade e conhecimento de práticas diferenciadas.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

WANSING, Andressa et al.. ATIVIDADES COM GRAFOS: UMA INSERÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23017-ATIVIDADES-COM-GRAFOS--UMA-INSERCAO-NA-EDUCACAO-BASICA. Acesso em: 20/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes