IDENTIFICAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE GESTÃO DOS REIDUOS SOLIDOS REALIZADA PELOS ALUNOS PROTETORES AMBIENTAIS DA ALDEIA TOLDO CHIMBANGUE.

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
IDENTIFICAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE GESTÃO DOS REIDUOS SOLIDOS REALIZADA PELOS ALUNOS PROTETORES AMBIENTAIS DA ALDEIA TOLDO CHIMBANGUE.
Autores
  • AGNES KARINE EBELING SILVANI
  • LUCIANO BERGONZI
  • SIMAO INNOCENTE
  • MATEUS LUIS DEBASTIANI
  • Anderso Carlo Piva
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23016-IDENTIFICACAO-DAS-CONDICOES-DE-GESTAO-DOS-REIDUOS-SOLIDOS-REALIZADA-PELOS-ALUNOS-PROTETORES-AMBIENTAIS-DA-ALDEIA-T
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Educação Ambiental. Resíduos Sólidos. Protetor Ambiental Indígena
Resumo
A Lei 9.795 de 27 de abril de 1999 define Educação Ambiental como um processo pelo qual o indivíduo e a coletividade constroem conhecimento e competências voltadas à conservação do meio ambiente. A Educação ambiental busca novas atitudes tanto individuais como coletivas, adquirindo conhecimento para administrar e melhorar as relações entre a sociedade humana e o ambiente, de modo integrado e sustentável. A educação Ambiental deve sensibilizar o aluno a buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente, auxiliando-o a analisar criticamente os princípios que tem levado à destruição dos recursos naturais e de várias espécies. Tendo a clareza que a natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital. A Constituição Federal (CRFB) de 1988, trouxe um avanço significativo a proteção ao meio ambiente, disciplinando o assunto no artigo 225, assim, o interesse público na proteção ambiental é inegável, posto que a CRFB passou a exigir um novo pensar e agir na proteção ambiental. Nessa mesma vertente a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/10, tem como um de seus instrumentos a educação ambiental que pode ser desenvolvida através de ações e programas que promovam a não geração, a redução, a reutilização e a reciclagem de resíduos sólidos. Levando em consideração a CRFB e PNRS a Polícia Militar Ambiental de Chapecó desenvolve na Aldeia Toldo Chimbangue no município de Chapecó/SC, o programa Protetor Ambiental Indígena (PROAI), com alunos da Escola Indígena de Ensino Fundamental Fen’nó. O programa tem uma carga horária de 120 horas, onde são desenvolvidas atividades teóricas e práticas de preservação e defesa do meio ambiente, sempre envolvendo temáticas cotidianas e pertinentes a realidade local e regional. Um dos temas trabalhados é a gestão de resíduos, tendo como objetivo identificar as condições de gestão dos resíduos sólidos pelos alunos participantes do PROAI. Para abordagem do tema estagiários do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), desenvolveram atividade sobre Resíduos Sólidos, buscando apresentar para os protetores ambientais indígenas alternativas para diminuir a quantidade de lixo e meios para destinar os mesmos. A atividade foi realizada com 35 adolescentes participantes do programa, com a finalidade de despertar uma nova atitude sobre os resíduos gerados pelos adolescentes e seus familiares. Cada protetor respondeu um questionário contendo 10 questões relacionadas à utilização e descarte dos resíduos sólidos. A partir do questionário realizou-se diagnóstico das condições e necessidades das abordagens sobre o tema. Através da atividade desenvolvida observou-se a falta de destinação correta dos materiais, além da falta de equipamentos públicos para facilitar o destino correto principalmente dos materiais secos.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVANI, AGNES KARINE EBELING et al.. IDENTIFICAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE GESTÃO DOS REIDUOS SOLIDOS REALIZADA PELOS ALUNOS PROTETORES AMBIENTAIS DA ALDEIA TOLDO CHIMBANGUE... In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23016-IDENTIFICACAO-DAS-CONDICOES-DE-GESTAO-DOS-REIDUOS-SOLIDOS-REALIZADA-PELOS-ALUNOS-PROTETORES-AMBIENTAIS-DA-ALDEIA-T. Acesso em: 29/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes