SD EM OS TRÊS PORQUINHOS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
SD EM OS TRÊS PORQUINHOS
Autores
  • Amanda Vieira
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23010-SD-EM-OS-TRES-PORQUINHOS
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Sequência Didática, Ensino, Língua Inglesa
Resumo
Foi desenvolvida na EBM Annemarie Techentin pela pibidiana Amanda Vieira, a sequência didática a partir da história Os Três Porquinhos. Foi construída em conjunto com o parceiro Matheus, de acordo com a idade dos alunos, um sexto ano, e então atividades em cima do que eles já sabiam e assunto ainda a aprender. O objetivo em mente foi extrair o máximo de conhecimento que a história dá e fazer os alunos aprenderem estruturas gramáticas e aumentar seu vocabulário de uma maneira prazerosa. As aulas se deram por apresentação de conteúdo após a leitura em conjunto e tradução simultânea com os alunos da história dos Três Porquinhos. Partimos de algo visível e grande como tipos de moradia e foi se entrando cada vez mais no tópico, para cômodos da casa e mobílias, juntamente com o vocabulário, apresentamos novamente o verbo to be nas formas afirmativas e negativas e foi se desenvolvendo atividades para fixar o novo vocabulário. Relembramos alguns assuntos como substantivo e adjetivo para ajudar na produção futura de um texto descritivo sobre a casa deles. Inicialmente apresentamos a proposta de trabalho e realizamos com eles uma escrita dirigida, para eles terem uma base da onde partir quando produzirem seu próprio texto. Após essa aula, levamos mais alguns complementos como o assunto ‘artigos’ para ajudar na produção. A sequência didática está em andamento, os alunos agora estão fazendo alguns exercícios para melhor fixar o assunto do verbo to be na forma negativa e o uso dos artigos ‘a’ e ‘an’ nas frases assim como colocar uma frase em ordem, pois lhes foi ensinado que adjetivos em inglês não vão para o plural e a estrutura das frases em inglês é diferente. Depois de uma revisão geral do conteúdo será proposto que eles produzam um texto original descrevendo sua própria casa, utilizando dos conteúdos estudados para tal, esse será o módulo final da sequência didática e então partiremos para o produto final, que será eles produzirem uma maquete, usufruindo da interdisciplinaridade, juntamente com o professor de artes para auxilio, de algum cômodo da casa que eles escolherem e explorar as mobílias e o vocabulário em inglês.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

VIEIRA, Amanda. SD EM OS TRÊS PORQUINHOS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23010-SD-EM-OS-TRES-PORQUINHOS. Acesso em: 28/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes