A POESIA DA/NA DANÇA: PRÁTICAS ARTESANAIS E TORNAR-SE PROFESSOR NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA UNISINOS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
A POESIA DA/NA DANÇA: PRÁTICAS ARTESANAIS E TORNAR-SE PROFESSOR NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA UNISINOS
Autores
  • Khrysalis Pires de Castro
  • Cassiana Santos de Barros
  • Evandro Capitanio
  • Cláudio Marques Mandarino
  • Vanessa Regina Herpich
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22994-A-POESIA-DANA-DANCA--PRATICAS-ARTESANAIS-E-TORNAR-SE-PROFESSOR-NO-PIBIDEDUCACAO-FISICA-UNISINOS
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Poesias, Práticas Artesanais, Tornar-se Professor(a) PIBID Educação Física – Unisinos, Dança.
Resumo
O presente estudo trata de uma experiência pedagógica no PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), Educação Física/UNISINOS, que utilizou poesias e narrativas durante uma prática pedagógica com alunos do Ensino Fundamental. Os seus objetivos são: utilizar a poesia como uma estratégia de ensino; e, desenvolver a cultura corporal de movimento humano da dança no ensino fundamental. No corpo teórico é desenvolvido um diálogo entre Oliveira (2015), Dal’Igna e Fabris (2015) que tratam do tornar-se professor no PIBID, bem como, Sennet (2013) que aborda questões relacionadas a artesania. A partir de Foucault (2006) e Larrosa (1994) tratamos das experiências de si consigo mesmo a partir da dança e das poesias. A investigação do estudo é de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso etnográfico. Estiveram envolvidos cinco bolsistas do PIBID – Educação Física, da Unisinos, e três turmas de Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do Rio Grande do Sul. Analisamos poesias e narrativas dos alunos sobre as aulas produzidas entre os meses de julho, agosto e setembro de 2015 em decorrência da proposta pedagógica relacionada a dança, as narrativas dos bolsistas e supervisor do PIBID – Educação Física. Os resultados da pesquisa foram baseados a partir do eixo da noção de experiência em que foram vinculadas duas categorias de análise: o tornar-se professor(a) e as práticas artesanais. Na primeira categoria, está presente constituição nos modos de ser e de agir como docente que assume a responsabilidade para/com os alunos e as alunas da escola. Neste sentido, é evidenciado que o desenvolvimento da dança oportunizou tanto uma ampliação da cultura corporal de movimento dos(as) escolares, bem como, uma aprendizagem de dos(as) bolsistas integrantes envolvidos nesta unidade de ensino. Na segunda categoria, as práticas artesanais, permite uma maior densidade na prática pedagógica, com a sua continuidade a cada aula, fazendo uso das narrativas das vivências das poesias, como estratégia permitiram dar mais sentido ao conteúdo da dança como apresentamos nesta poesia: Na dança meu corpo balança./ No intuito de aprender me permito remexer./ Novos movimentos realizei./ Novos sentidos encontrei./ Na dança meu corpo balança./ Com a imaginação de uma criança. Como considerações finais, podemos perceber que este estudo evidenciou a potencialidade da poesia como estratégia de ensino, através leitura de uma poesia foi lançado o desafio para as crianças construírem a de acordo com a sua percepção das aulas.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

CASTRO, Khrysalis Pires de et al.. A POESIA DA/NA DANÇA: PRÁTICAS ARTESANAIS E TORNAR-SE PROFESSOR NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA UNISINOS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22994-A-POESIA-DANA-DANCA--PRATICAS-ARTESANAIS-E-TORNAR-SE-PROFESSOR-NO-PIBIDEDUCACAO-FISICA-UNISINOS. Acesso em: 24/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes