USO DE TECNOLOGIA NA APRENDIZAGEM DO ESTUDO DO SENO, COSSENO E TANGENTE

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
USO DE TECNOLOGIA NA APRENDIZAGEM DO ESTUDO DO SENO, COSSENO E TANGENTE
Autores
  • Juliane Chagas da Luz
  • Clara de Mello Maciel
  • jhonatan ferreira
  • Natali Medeiros dias dos Santos
  • Eliani Retzlaff
  • ROSANGELA FERREIRA PRESTES
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22985-USO-DE-TECNOLOGIA-NA-APRENDIZAGEM-DO-ESTUDO-DO-SENO-COSSENO-E-TANGENTE
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Tecnologia Digital, Trigonometria, Aprendizagem.
Resumo
O trabalho em questão apresenta atividades de experiência desenvolvidas por bolsistas do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Campus Santo Ângelo referente ao subprojeto de Matemática, e a mesma foi desenvolvida em duas turmas de segundo ano do Ensino Médio, na escola campo Colégio Estadual Pedro II, que teve como objetivo o estudo do Círculo Trigonométrico e análise do Seno, Cosseno e Tangente com a aplicação do software Geogebra. A análise de dados foi realizada por meio dos registros dos alunos, onde estes deveriam responder questões pertinentes ao tema analisando através da construção do Círculo Trigonométrico no Geogebra as mudanças que ocorriam ao mover os ângulos. Após a realização da atividade foi feito um comparativo entre as turmas, na qual aliaram sala de aula e Laboratório de Informática. A atividade foi feita da seguinte forma: uma turma estudou as relações do Seno, Cosseno e Tangente em sala de aula e após este estudo foram encaminhados para o Laboratório de Informática para complemento com o Geogebra. A outra turma usou a tecnologia para a abordagem do conteúdo. Com isto, concluímos que a turma que fez a atividade em duas etapas teve uma participação mais efetiva e compreendeu melhor o conteúdo proposto. Já a turma que desenvolveu a atividade somente no Laboratório de Informática também com o auxílio do software Geogebra, no estudo do Seno, Cosseno e Tangente, teve mais dificuldade em compreender o que estava sendo proposto para a atividade. Podemos identificar através desta experiência que somente o uso de tecnologias não é suficiente para abordarmos uma aprendizagem significativa para os alunos. Em virtude disso os objetivos elencados neste trabalho foram atingidos parcialmente, conforme é mostrado no trabalho completo e também há aqueles que não conseguiram atingir as expectativas esperadas pelos bolsistas e professora regente. Para nós, bolsistas, podemos afirmar que a atividade foi de importância relevante para a nossa prática docente, e, quando futuros professores, saberemos formas e ferramentas que podem auxiliar na aprendizagem de nossos alunos.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

LUZ, Juliane Chagas da et al.. USO DE TECNOLOGIA NA APRENDIZAGEM DO ESTUDO DO SENO, COSSENO E TANGENTE.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22985-USO-DE-TECNOLOGIA-NA-APRENDIZAGEM-DO-ESTUDO-DO-SENO-COSSENO-E-TANGENTE. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

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