IDENTIFICAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS DE ESCOLAS EFICAZES: UM ESTUDO DE CASO NO SUBPROJETO PIBID/MAT DA UEM

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
IDENTIFICAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS DE ESCOLAS EFICAZES: UM ESTUDO DE CASO NO SUBPROJETO PIBID/MAT DA UEM
Autores
  • Alexandra de Oliveira Abdala Cousin
  • Naiara Caroline Aparecido dos Santos
  • Raul Richter
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22952-IDENTIFICACAO-DE-CARACTERISTICAS-DE-ESCOLAS-EFICAZES--UM-ESTUDO-DE-CASO-NO-SUBPROJETO-PIBIDMAT-DA-UEM
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Escola eficaz , Pibid matemática , Característica escolar.
Resumo
Esta pesquisa está ancorada nos estudos sociológicos de Bourdieu e Coleman, que revelam como os capitais econômico, social e cultural, estão relacionados no desempenho escolar dos alunos. A partir da conceituação empregada na literatura para escola eficaz, buscamos, estabelecendo categorias específicas, identificar características de qualidade escolar numa escola parceira do Pibid/Matemática. Por outro lado, estudos, nesse mesmo caminho metodológico, revelam que outros fatores escolares promovem eficácia e equidade na educação brasileira. Desta forma, investigar características de uma escola eficaz, estabelecendo categorias centradas em características escolares, se torna relevante para direcionarmos ações nas escolas parceiras. As etapas do presente trabalho foram: (a) levantamento do espaço físico da escola parceira e do quantitativo de alunos, funcionários e professores, por período; (b) elaboração e aplicação de questionário junto aos professores; (c) estudo bibliográfico e documental sobre os dados relevantes da escola parceira; (d) análise dos dados obtidos nas etapas (a), (b) e (c).Os levantamentos realizados até o presente momento,juntamente com observações in loco, evidenciaram algumas deficiências relativas da escola sobre espaço físico disponíveis para convivência da comunidade escolar extraclasse. Finalmente, há de se observar ainda que nos últimos vinte anos tivemos um considerável número de pesquisas envolvendo a avaliação educacional no Brasil, em face da criação de sistemas de avaliação em larga escala. Muitos desses estudos utilizaram dos dados disponibilizados pelos órgãos oficiais, e não há como negar que políticas públicas voltadas à melhoria dos sistemas de avaliação tem sido implementadas em todo território nacional. Acreditamos, portanto que, cotejar essas pesquisas se torna relevantes para implantarmos ações que busquem o aprimoramento dos mesmos e, consequentemente, a melhoria da escola pública brasileira.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

COUSIN, Alexandra de Oliveira Abdala; SANTOS, Naiara Caroline Aparecido dos; RICHTER, Raul. IDENTIFICAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS DE ESCOLAS EFICAZES: UM ESTUDO DE CASO NO SUBPROJETO PIBID/MAT DA UEM.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22952-IDENTIFICACAO-DE-CARACTERISTICAS-DE-ESCOLAS-EFICAZES--UM-ESTUDO-DE-CASO-NO-SUBPROJETO-PIBIDMAT-DA-UEM. Acesso em: 29/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes