ANALISE CONTEXTUALIZADA DA LICENCIATURA DA COMPUTAÇÃO NA UENP

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
ANALISE CONTEXTUALIZADA DA LICENCIATURA DA COMPUTAÇÃO NA UENP
Autores
  • Tatiany Xavier de Godoi
Modalidade
Objetos Educacionais
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22947-ANALISE-CONTEXTUALIZADA-DA-LICENCIATURA-DA-COMPUTACAO-NA-UENP
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Licenciatura, Licenciatura em Computação, Carreira docente.
Resumo
As carreiras na área de computação são predominantemente não ligas à docência. Diferentemente de outras áreas, como Geografia ou Letras, cujos cursos são especialmente voltados à licenciatura, os profissionais de computação trabalham em carreiras técnicas ou gerenciais. Apesar de a computação não estar presente em larga escala no ensino básico no Brasil, pelo menos na rede pública, em alguns casos, os professores que ministram estas disciplinas não cursaram Licenciatura em Computação, sendo bacharéis que complementaram a formação na área pedagógica, devido à carência de profissionais. Alguns países, como Austrália, já começam a substituir disciplinas tradicionais, como História e Geografia, por aulas de programação de computadores, o que reforça a necessidade de profissionais licenciados em computação. As licenciaturas em computação são relativamente novas no país. O curso de Sistemas de Informação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) iniciou-se em 2001 e apresenta duas modalidades, bacharelado e licenciatura, de modo que o graduado pode optar pela docência ou por outras atividades em tecnologia da informação. O objetivo deste artigo é relatar os resultados de uma pesquisa realizada com alunos e ex-alunos sobre como eles veem a carreira docente em computação. Os resultados preliminares mostram que a maioria dos universitários não ingressa em cursos de Computação com vistas à docência. No entanto, quando se tornam mais maduros, passam a ver na docência uma oportunidade de carreira profissional. Considerando que a opção pela carreira docente está em declínio, conclui-se que estudos sobre as razões da queda na procura por cursos de licenciatura podem contribuir para minimizar o cenário atual, no qual se reconhece a importância da educação no desenvolvimento da sociedade e, ao mesmo tempo, há a desvalorização da profissão de professor.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

GODOI, Tatiany Xavier de. ANALISE CONTEXTUALIZADA DA LICENCIATURA DA COMPUTAÇÃO NA UENP.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22947-ANALISE-CONTEXTUALIZADA-DA-LICENCIATURA-DA-COMPUTACAO-NA-UENP. Acesso em: 24/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes