SELFIE: EXPOSIÇÃO OU REGISTRO?

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
SELFIE: EXPOSIÇÃO OU REGISTRO?
Autores
  • Paulo Renato da Rosa Silvério
  • Cintia aparecida Borges dos santos
  • Ana Carolina Oliveira Freitag
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22944-SELFIE--EXPOSICAO-OU-REGISTRO
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
PIBID, sala de aula, língua espanhola.
Resumo
Nesta apresentação, relatamos uma das regências desenvolvidas pelo Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto Espanhol, da UFPR. Aplicou-se a regência, no decorrer do ano de 2014, em turmas de alunos do ensino médio do Colégio Estadual Rio Branco. Este colégio localiza-se no bairro Batel, município de Curitiba. Com o objetivo de suscitar o interesse pela língua espanhola, optamos por trabalhar com a “selfie”, visto que esse é um elemento presente na realidade cotidiana dos alunos. Esta regência teve uma abordagem norteada em princípios traçados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). Sendo assim, a aula iniciou-se com uma atividade de pré-leitura a fim de traçar um panorama acerca dos conhecimentos prévios dos discentes sobre o tema. Como insumo, os alunos assistiram a um vídeo de um canal do Youtube, que satirizava o uso excessivo das “selfies”. Como segundo fundamento, passamos ao momento da leitura: os alunos depararam-se com a organização textual de um texto informativo, que versava sobre os diferentes tipos de “selfies” e imagens relacionadas. E, por fim, realizamos a pós-leitura, com o intuito de aproximar o conteúdo à realidade do educando. Para que a atividade lograsse êxito, os bolsistas mediaram um debate, e em seguida os alunos comentaram uma “selfie” do PIBID – Espanhol do Facebook. Nessa aula, deparamo-nos com uma situação inusitada: a quebra de paradigmas arraigados sobre a beleza. Partindo do pressuposto bakhtiniano, de que nenhum discurso é imune de ideologias, percebemos que nós, enquanto futuros professores condicionamos o debate da aula às nossas próprias ideologias. A partir disso, sobrevieram-nos as seguintes indagações: qual deve ser a postura do professor diante dessa temática e como conduzir de maneira mais satisfatória a sua discussão em sala de aula? Resultados obtidos com esse trabalho repercutiram e ressoaram não apenas nos alunos, mas também nos docentes bolsistas, que perceberam a necessidade de reverem-se constantemente como professores em formação. Desse modo, o projeto e as atividades desenvolvidas contribuem para a melhoria do ensino de língua estrangeira no contexto de ensino público ao qual está vinculado, além de aprimorar a formação acadêmica e profissional dos bolsistas envolvidos.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVÉRIO, Paulo Renato da Rosa; SANTOS, Cintia aparecida Borges dos; FREITAG, Ana Carolina Oliveira. SELFIE: EXPOSIÇÃO OU REGISTRO?.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22944-SELFIE--EXPOSICAO-OU-REGISTRO. Acesso em: 20/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes