PROTAGONISMO INFANTIL DENTRO DO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
PROTAGONISMO INFANTIL DENTRO DO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Autores
  • Regiane Soranzo
  • Ranieri Emanuele Mastroberardino
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22919-PROTAGONISMO-INFANTIL-DENTRO-DO-ENSINO-DE-LINGUAS-ESTRANGEIRAS
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Ensino de língua estrangeira. Protagonismo Infantil. Língua Italiana.
Resumo
Este artigo visa a apresentar algumas atividades elaboradas para o ensino de italiano a alunos de 9 e 10 anos que participaram do projeto desse idioma vinculado ao Programa Licenciar da UFPR, e a avaliar seus respectivos resultados ao proporcionar (ou não) o chamado protagonismo infantil (RABELLO, 2009). Tais atividades foram preparadas e ministradas pelos autores deste artigo e procuravam focalizar as diferenças culturais, geográficas e históricas entre o Brasil e a Itália por meio da promoção do protagonismo infantil, isto é, buscando reconhecer a criança como pilar central do processo de ensino e aprendizagem, instigando-a a resolver qualquer tipo de problema colocado em sala de aula e, assim, capacitando-a a gerenciar sua própria aprendizagem. Entretanto, houve atividades que não proporcionaram o protagonismo infantil, gerando situações de constrangimento ou de falta de motivação dos alunos para realiza-las. Nesses casos de insucesso, parece que a causa está relacionada à falta de conhecimento-prévio ou de argumentos para o posicionamento em relação ao conteúdo abordado. Diante dessas constatações, iniciamos este artigo discutindo o conceito de “protagonismo infantil” e evidenciando o que a literatura sugere para o fomento do seu desenvolvimento; em seguida descrevemos a experiência que tivemos ao elaborar e aplicar as atividades para o ensino de italiano, comentamos algumas que foram capazes de promover o protagonismo infantil e outras que não foram e concluímos este artigo reconhecendo que as atividades capazes de proporcionar o protagonismo dos agentes foram aquelas que exigiram ações imediatas por parte dos estudantes, que incentivaram a tomada de decisões e uma participação mais efetiva dos envolvidos. Em contrapartida, observamos que quando questionados sobre temas abstratos ou pessoais, os alunos sentem dificuldades em realizar as atividades propostas, sendo, portanto, necessário, que o professor explore melhor o conhecimento de mundo dos alunos para então conseguir promover mais efetivamente o protagonismo infantil.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

SORANZO, Regiane; MASTROBERARDINO, Ranieri Emanuele. PROTAGONISMO INFANTIL DENTRO DO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22919-PROTAGONISMO-INFANTIL-DENTRO-DO-ENSINO-DE-LINGUAS-ESTRANGEIRAS. Acesso em: 23/04/2024

Trabalho

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