A DINÂMICA VIVENCIADA NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO NO PIBID-PORTUGUÊS/UFRGS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

DOI
10.29327/13515.1-21
Título do Trabalho
A DINÂMICA VIVENCIADA NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO NO PIBID-PORTUGUÊS/UFRGS
Autores
  • Lucia Rottava
  • Jane da Costa Naujorks
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22911-A-DINAMICA-VIVENCIADA-NA-FORMACAO-E-ATUACAO-NO-PIBID-PORTUGUESUFRGS
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Formação de professores. Língua Portuguesa, PIBID, Multimodalidade, Teoria e Prática.
Resumo
A formação de professores na graduação passa por diferentes experiências que articulam teoria e prática, incluindo desde vivências em projetos desenvolvidos em sala de aula, em cursos de extensão, em grupos de pesquisa, no estágio obrigatório, e, especialmente, na atuação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A atuação no PIBID tem mostrado o envolvimento de alunos de distintos semestres nas práticas de ensino – desde os recém ingressantes no curso até aqueles que já têm uma trajetória de formação teórica e atuam como professores em escolas de diferentes níveis de ensino. Essa heterogeneidade presente no grupo tem se revelado positiva e oportunizado dinâmicas de trabalho entre o grupo, retroalimentada em reuniões semanais de formação com vistas à compreensão dos documentos orientadores do planejamento didático (Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e os Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (RCs) para a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias) e das práticas docentes que se constituem em vivências de aprendizagem e estimulam outros profissionais da educação a participar dessa experiência e, com isso, contribuir para a melhoria da educação brasileira. As atividades se constituem projetos de ensino que abarcam tarefas diversificadas (multidisciplinaridade) a serem implementadas com alunos do ensino básico. Ancorados na perspectiva de linguagem em funcionamento e de texto sob as diferentes manifestações, esta comunicação objetiva relatar a constituição do sujeito pibidiano na sua formação como professor de Língua Portuguesa. Os participantes do estudo são vinte cinco pibidianos atuantes em cinco escolas públicas de ensino fundamental e médio. O ponto de partida para esta reflexão é o relato das experiências destes bolsistas vivencia em sala de aula, tendo como ponto de partida a língua/ linguagem em uso, considerada na sua diversidade, e em como ela se materializa e se instancia em texto (oral, escrito, multimodal) com vistas a uma prática mais efetiva da língua. Nosso objetivo, portanto, é demonstrar que toda a preparação no PIBID deve apontar para uma visão de ensino de língua cujo objeto é o texto e cuja prática deve levar a um conhecimento de mundo, pois somente com a língua o sujeito se constitui como tal.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

ROTTAVA, Lucia; NAUJORKS, Jane da Costa. A DINÂMICA VIVENCIADA NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO NO PIBID-PORTUGUÊS/UFRGS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22911-A-DINAMICA-VIVENCIADA-NA-FORMACAO-E-ATUACAO-NO-PIBID-PORTUGUESUFRGS. Acesso em: 24/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes