EXPERIÊNCIAS NO PIBID COM A INSERÇÃO DO LÚDICO NO CONTEXTO DO REFORÇO ESCOLAR.

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
EXPERIÊNCIAS NO PIBID COM A INSERÇÃO DO LÚDICO NO CONTEXTO DO REFORÇO ESCOLAR.
Autores
  • Ariane De Abreu Lemos
  • Jéssica Storch
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22907-EXPERIENCIAS-NO-PIBID-COM-A-INSERCAO-DO-LUDICO-NO-CONTEXTO-DO-REFORCO-ESCOLAR
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Jogos, lúdico,aprendizagem,metodologia.
Resumo
O Reforço escolar é costumeiramente uma prática desenvolvida no contra turno das atividades regulares, destinada aos alunos que apresentam grandes dificuldades para compreenderem os conceitos da Matemática e da Língua Portuguesa. Neste sentido o reforço não precisa ser trabalhado seguindo a mesma dinâmica da sala de aula regular, todavia percebemos durante as observações realizadas em uma escola do Ensino Fundamental I, que a prática do reforço pouco se utiliza de outros recursos que não as atividades impressas e cópias no caderno que muitas vezem chegam a ser maçantes. Diante desta constatação, surge a necessidade de se repensar novas metodologias para seu desenvolvimento, de modo que os alunos absorvam os conteúdos de forma prazerosa. Para tal, ganha destaque a inserção dos jogos e atividades lúdicas em sala de aula. Inserido nesta problemática, é que foi realizado pelos bolsistas do PIBID-PEDAGOGIA um projeto envolvendo a prática do reforço escolar. O objetivo do projeto esteve pautado em proporcionar condições básicas aos alunos para uma melhor apropriação dos conteúdos relacionados à Matemática e a Língua portuguesa, por meio do atendimento individual. Para atingirmos nossos objetivos escolhemos trabalhar as dificuldades dos alunos utilizando-se de jogos e materiais manipuláveis. Os jogos trabalhados puderam explorar os conceitos mais elementares da Língua Portuguesa e da Matemática, deste modo pudemos fazer a seguinte análise: como os jogos pedagógicos podem representar uma importante ferramenta para o ensino, proporcionando aos alunos interesse pelos conteúdos trabalhados e consequentemente facilitando sua aprendizagem. Buscamos por meio do projeto desenvolvido elementos que nos proporcionassem a reflexão a cerca dos diversos meios que podem ser utilizados para o ensino de modo que os alunos compreendam melhor e mais facilmente o que o professor deseja trabalhar. Os resultados apontam para muitas possibilidades, uma vez que percebemos o envolvimento dos alunos diante do que estava sendo exposto. Todavia é importante ponderar que os resultados só serão percebidos em sala de aula desde que os professores considerem e utilizem, os jogos como uma das grandes possibilidades para uma aprendizagem eficiente.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

LEMOS, Ariane De Abreu; STORCH, Jéssica. EXPERIÊNCIAS NO PIBID COM A INSERÇÃO DO LÚDICO NO CONTEXTO DO REFORÇO ESCOLAR... In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22907-EXPERIENCIAS-NO-PIBID-COM-A-INSERCAO-DO-LUDICO-NO-CONTEXTO-DO-REFORCO-ESCOLAR. Acesso em: 18/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes