A INDISCIPLINA ESCOLAR DENTRO DO CONTEXTO DA SALA DE REFORÇO DO PIBID.

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
A INDISCIPLINA ESCOLAR DENTRO DO CONTEXTO DA SALA DE REFORÇO DO PIBID.
Autores
  • José Rosa Júnior
  • Neiryane dos Santos Silva
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22891-A-INDISCIPLINA-ESCOLAR-DENTRO-DO-CONTEXTO-DA-SALA-DE-REFORCO-DO-PIBID
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Indisciplina escolar, Reforço escolar, ensino- aprendizagem, atividades lúdicas.
Resumo
O presente estudo visou discutir sobre a indisciplina escolar dentro da sala de aula do reforço escolar do Programa PIBID. Para isso, buscou-se sanar as dificuldades de aprendizagem dos alunos inseridos nessa classe, e essa evolução no desenvolvimento conta com a contribuição dos acadêmicos bolsistas desse programa, bem como o seu comportamento social e também um possível transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, observada pelos professores dos mesmos. Notou-se que o comportamento e a indisciplina dos alunos estão ligados intrinsicamente à sua condição social e familiar na qual estão integrados, e que possa estar ligada ao fato da criança ser diagnosticada com TDAH ou apenas TDA, e vem demonstrar isso dentro da classe escolar, prejudicando seu processo de ensino e aprendizagem, deturpando em seu desenvolvimento escolar, o qual ocorre o encaminhamento para sala de reforço, sendo que os alunos bolsistas do programa, buscam de uma maneira diferenciada, enfatizar o lúdico nas aulas para que assim os alunos façam uma assimilação com o conteúdo didático escolar. Através de uma pesquisa bibliográfica analisou-se os erros que podem ser verificados no processo de aprendizagem, e com isso abordou-se um método o qual possa superar essa dificuldade dos alunos em sua falta de disciplina na escola. Apontando um trabalho dinâmico voltado à necessidade do aluno. O trabalho é de abordagem qualitativa de caráter bibliográfico, pautado em obras relacionadas ao tema, um dos autores estudado foi, AQUINO, J.G., que traz muitas contribuições ao assunto explanado e sobre os problemas no ensino escolar. Concluindo sobre a precisão de compreender a capacidade de aprender de cada indivíduo com suas limitações, sendo que estas sejam superadas através do projeto desenvolvido pelos bolsistas do PIBID, e que possam contribuir para um processo de ensino efetivo e concluso, oportunizando ao aluno superar suas dificuldades no contexto escolar, e que seja possível uma transformação social no indivíduo, sendo capaz de detectar isso através da práxis escolar e as atividades lúdicas propostas pelos professores.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

JÚNIOR, José Rosa; SILVA, Neiryane dos Santos. A INDISCIPLINA ESCOLAR DENTRO DO CONTEXTO DA SALA DE REFORÇO DO PIBID... In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22891-A-INDISCIPLINA-ESCOLAR-DENTRO-DO-CONTEXTO-DA-SALA-DE-REFORCO-DO-PIBID. Acesso em: 20/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes