ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES E ESCRITORES

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES E ESCRITORES
Autores
  • Juliana Milcharek
  • Anilda Machado de Souza
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22861-ESTRATEGIAS-DE-LEITURA-PARA-FORMACAO-DE-ALUNOS-LEITORES-E-ESCRITORES
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Leitura. Escrita. Estratégias de leitura.
Resumo
Resumo: A iniciativa da proposta desse estudo deve-se as observações realizadas em um 2º ano do Ensino Fundamental, numa escola do município de Santo Antônio da Patrulha, Rio Grande do Sul, enquanto bolsista participante no Subprojeto de Pedagogia PIBID/FACOS. A partir dessas observações, percebeu-se a necessidade de ampliar os níveis de leitura e escrita dos alunos dessa turma a fim de investigar sobre estratégias de leitura que colaboram para a formação de alunos leitores e escritores. Segundo Solé (1998), as estratégias de leitura são as ferramentas necessárias para o desenvolvimento da leitura proficiente. Sua utilização permite compreender e interpretar de forma autônoma os textos lidos e pretende despertar o professor para a importância em desenvolver um trabalho efetivo no sentido da formação do leitor independente, crítico e reflexivo. A metodologia adotada para a realização desse estudo ocorreu por meio de abordagem qualitativa do tipo exploratória que tem a finalidade de compreender os resultados apresentados pelos sujeitos pesquisados no próprio contexto. Os dados coletados são provenientes de observações da prática pedagógica desenvolvida junto a essa turma ao explorar diferentes estratégias de leitura e escrita considerando os níveis de aprendizagem dos alunos. Os registros das observações foram realizados em um portfólio, semanalmente. As estratégias de leitura e escrita foram desenvolvidas por meio de exploração de três trava-línguas, incluindo leitura compartilhada, ilustrações, identificação sonora de palavras, montagem de palavras, leitura de tabelas e gráficos, ordenação de palavras, dentre outras. Os resultados parciais deste estudo mostram que alguns alunos que já sabiam ler e escrever desenvolveram ainda mais suas habilidades de leitura e escrita. Em relação à escrita, reconheceram e inventaram novas rimas, dialogaram sobre as hipóteses da escrita, familiarizando-se com os textos. Quanto à leitura, ampliaram o gosto, despertando a curiosidade, conseguindo ler e reconhecer diversas palavras dando sentido a elas. Aqueles que mostravam uma maior dificuldade foram auxiliados pelos colegas do grupo, o que contribuiu para melhora da escrita, conseguindo escrever, ler e explorar semelhanças e diferenças entre palavras e partes das palavras.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

MILCHAREK, Juliana; SOUZA, Anilda Machado de. ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES E ESCRITORES.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22861-ESTRATEGIAS-DE-LEITURA-PARA-FORMACAO-DE-ALUNOS-LEITORES-E-ESCRITORES. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes