A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA
Autores
  • Mirian Solange Roque da Silva
  • Anilda Machado de Souza
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22858-A-CONTACAO-DE-HISTORIA-NO-PROCESSO-DE-APRENDIZAGEM-DA-LEITURA-E-ESCRITA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Palavras-chave: Leitura. Escrita. Contação de história.
Resumo
Resumo: O estudo em questão é resultado da experiência pedagógica vivenciada, enquanto bolsista do PIBID/PEDAGOGIA, junto a uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Essa experiência constitui de práticas de contação de histórias desenvolvidas no projeto “Cabe na Mala” com a finalidade de propor as crianças a aprender de forma divertida e, nesse processo investigar a influencia da contação de história no desempenho da leitura e da produção escrita dos alunos. Do ponto de vista teórico, a alfabetização não se resume a ler e escrever de uma forma mecânica. Implicam em trocas, experiências, descobertas, enquanto a criança brinca e estabelece relações. Ao contar histórias, o professor propõe ir muito além da linguagem já conhecida pelas crianças, como por exemplo, “era uma vez, em um reino distante” (ABRAMOVICH, 1997, p17.), pois essa expressão elas aprendem mesmo antes de vir para escola. Neste sentido, Solé (1998, p.32) salienta a “necessidade do ensino dessas estratégias por meio de leitura compartilhadas entre alunos e professores”. Este estudo, caracterizado como pesquisa exploratória, analisa portfólios reflexivos elaborados pela bolsista, evidenciando como ocorrem os avanços na leitura e escrita dos alunos ao desenvolver o projeto “Cabe na Mala”. Ao final deste processo pode-se perceber a autonomia dos alunos ao ler e escrever palavras. A contação das histórias aguçou o imaginário dos alunos, ampliou o hábito da leitura e o vocabulário, além de apresentar o mundo da leitura criando um ambiente de leitura compartilhada. Na aplicação deste projeto, cada aluno recebeu uma sacola com um livro de história infantil e um caderno de atividades com tema de cada história contada. Semanalmente os alunos trocaram os livros entre eles, culminando com a elaboração de um informativo sobre as atividades realizadas, distribuído na feira literária da escola. No decorrer deste projeto pode-se perceber a autonomia dos alunos na escrita de palavras, de cartas, na criação de nome para o informativo. Diante da mala, ficaram curiosos, leram e contaram historias, trocaram livros 1 Faculdade Cenecista de Osório, Pedagogia, CAPES/PIBID, miraroquesilva@hotmail.com 2 Mestre, Faculdade Cenecista de Osório, souzah@hotmail.com Comunicação Oral com os colegas. Na saída a campo questionaram os carteiros. A contação das histórias além de aguçar o imaginário, ampliou o hábito da leitura e a ampliação do vocabulário.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, Mirian Solange Roque da; SOUZA, Anilda Machado de. A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22858-A-CONTACAO-DE-HISTORIA-NO-PROCESSO-DE-APRENDIZAGEM-DA-LEITURA-E-ESCRITA. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes