LETRAMENTO LITERÁRIO: O PAPEL DO PROFESSOR E DO ALUNO NA LEITURA EM SALA DE AULA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
LETRAMENTO LITERÁRIO: O PAPEL DO PROFESSOR E DO ALUNO NA LEITURA EM SALA DE AULA
Autores
  • Sabrina Aparecida de Amorim Anhaia
  • Fernanda Zimmermann
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22852-LETRAMENTO-LITERARIO--O-PAPEL-DO-PROFESSOR-E-DO-ALUNO-NA-LEITURA-EM-SALA-DE-AULA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Letramento literário, Ensino de literatura, Formação de professores
Resumo
O trabalho com leitura no ensino fundamental privilegia a diversidade de gêneros textuais, compreendendo a literatura entre eles. Acreditamos na importância do contato com os mais diferentes textos, mas também defendemos uma especificidade do literário. Na maior parte das vezes, quando se dedica à leitura de textos literários no ensino fundamental, a escola parte do pressuposto de que textos longos e uma linguagem não contemporânea são de difícil leitura e não despertam o interesse dos alunos, optando, quase sempre, por trabalhar com textos curtos e adaptações. O nosso objetivo é apresentar o trabalho com literatura desenvolvido pelo subprojeto PIBID - Português 3, Formação de Leitores: Integrando Biblioteca e Sala de Aula, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob a orientação da Professora Doutora Renata Telles, em duas turmas de oitava série na Escola Estadual Leôncio Corrêa. O nosso desafio, como futuros professores, foi o de romper essa barreira e demonstrar a possibilidade de despertar o interesse, o prazer e a curiosidade pela leitura integral de um romance, contribuindo assim para a formação de leitores competentes e críticos. A nossa metodologia partiu de um diagnóstico inicial sobre hábitos de leitura e interesses da turma, uma vez que um trabalho voltado ao letramento literário não depende apenas do conhecimento do professor sobre a matéria. A partir das informações recebidas desenvolvemos o planejamento para a leitura da versão integral das 250 páginas de A ilha do tesouro, de Robert Louis Stevenson, romance de aventuras publicado no final do século XIX. Cada aluno recebeu um exemplar do livro, oportunidade rara na escola, e elaboramos atividades de motivação e exploração de conhecimento prévio, diferentes estratégias de leitura, estabelecimento de relações intertextuais, debates, produção textual, jogos. Nossas considerações finais retomam os pressupostos de nosso trabalho com leitura de textos literários na escola para, a partir do relato da experiência bem sucedida e da apresentação de seus resultados, comprovar que é possível formar o que chamamos de comunidade de leitores, rompendo o desinteresse do aluno pela leitura e ultrapassando as ditas dificuldades de trabalhar textos literários integrais na escola.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

ANHAIA, Sabrina Aparecida de Amorim; ZIMMERMANN, Fernanda. LETRAMENTO LITERÁRIO: O PAPEL DO PROFESSOR E DO ALUNO NA LEITURA EM SALA DE AULA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22852-LETRAMENTO-LITERARIO--O-PAPEL-DO-PROFESSOR-E-DO-ALUNO-NA-LEITURA-EM-SALA-DE-AULA. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes