LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA ATRAVÉS DA LEITURA DA ILHA DO TESOURO

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA ATRAVÉS DA LEITURA DA ILHA DO TESOURO
Autores
  • Ana Laura de Brum Kury da Silva
  • Rebeca Lessmann
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22851-LEITURA-E-PRODUCAO-TEXTUAL--DESENVOLVIMENTO-DA-ESCRITA-ATRAVES-DA-LEITURA-DA-ILHA-DO-TESOURO
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Letramento literário, leitura em sala de aula, produção textual.
Resumo
O projeto PIBID Formação de Leitores: Integrando Biblioteca e Sala de Aula, desenvolvido sob a orientação da Profa. Renata Telles na Universidade Federal do Paraná (UFPR), vem desde o início de 2015 trabalhando, no Colégio Estadual Leôncio Correia, com literatura no ensino médio e em três turmas de oitavo ano, sendo uma delas de aceleração. O trabalho realizado nas duas turmas regulares de oitavo ano tem como objetivo principal despertar o interesse e o prazer dos alunos pela leitura de textos literários e, ao mesmo tempo, desenvolver suas capacidades de compreensão, interpretação e produção textual e oral (como leitura em voz alta e debates). Para tanto, escolhemos como primeira leitura um clássico de Robert Lewis Stevenson, A Ilha do Tesouro, de 250 páginas. Partindo do princípio de que a maioria dos alunos não estaria acostumada a ler livros com esta extensão, tomamos, como um desafio quase pessoal, a tarefa árdua de fazer-lhes se interessar pela leitura integral de um romance do século XIX. As diferentes abordagens para a leitura do livro – leitura dramatizada feita em sala por nós bolsistas; leitura em sala feita pelos alunos e leitura em casa – foram algumas das estratégias utilizadas para que os objetivos já citados pudessem ser alcançados. Neste trabalho, pretendemos mostrar, a partir de uma atividade escrita feita ainda no início desta experiência, como a leitura literária pode interferir na produção estrutural e criativa do texto dos alunos implicando diretamente no aprimoramento da expressão escrita. A partir das atividades de produção escrita foi possível perceber como diferentes aspectos presentes no livro lido, por exemplo, vocabulário, características dos personagens, diálogos, foram compreendidos e absorvidos. Da mesma forma, que elementos destacados na leitura em voz alta, como entonação e pausas de pontuação, influenciaram a escrita dos alunos. Consideramos que nosso trabalho em sala de aula com a literatura e a produção escrita revela que professores com uma boa formação conseguem ultrapassar barreiras e formar leitores competentes.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, Ana Laura de Brum Kury da; LESSMANN, Rebeca. LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA ATRAVÉS DA LEITURA DA ILHA DO TESOURO.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22851-LEITURA-E-PRODUCAO-TEXTUAL--DESENVOLVIMENTO-DA-ESCRITA-ATRAVES-DA-LEITURA-DA-ILHA-DO-TESOURO. Acesso em: 29/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes