OS SUBSÍDIOS DO PIBID DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: ALGUMAS REFLEXÕES DE BOLSISTAS FORMANDOS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
OS SUBSÍDIOS DO PIBID DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: ALGUMAS REFLEXÕES DE BOLSISTAS FORMANDOS
Autores
  • Lutiele Machado Godois
  • Eliane Aimi Rigon
  • Ana Paula Uflacker Toja
  • Adriana Medeiros Welter
  • FILIPE SARMENTO BARRETO
  • joao noel dos santos junior
  • Fernanda Hart Garcia
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22753-OS-SUBSIDIOS-DO-PIBID-DURANTE-A-FORMACAO-INICIAL-DOCENTE--ALGUMAS-REFLEXOES-DE-BOLSISTAS-FORMANDOS
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
PIBID, Formação, Subsídios
Resumo
O referido trabalho pretende relatar as contribuições do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na formação inicial docente na visão dos acadêmicos do 8º semestre do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Borja. O objetivo geral é refletir sobre os subsídios proporcionados através da participação dos licenciandos nas práticas desenvolvidas no âmbito do programa. Atualmente o projeto contempla quatro escolas, três na zona urbana e uma escola na zona rural do munícipio de São Borja e conta com vinte bolsistas, sendo seis em fase de conclusão de curso. Desta forma, busca-se neste trabalho descrever os aprendizados e conhecimentos adquiridos como pidianos e como o projeto auxiliou durante a realização dos estágios supervisionados. O PIBID na formação de futuros professores contribui em muitos aspectos, pois ao se inserirem no projeto, os bolsistas passam a vivenciar a rotina de uma escola podendo aliar teoria e prática. Nesse processo acontecem importantes aprendizagens: como se comportar em sala de aula, como elaborar aulas diferenciadas utilizando recursos como: jogos, materiais manipuláveis, dinâmicas, softwares, entre outros. Também é possível verificar as principais dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos e como realizar um trabalho em equipe. Essa bagagem faz toda a diferença ao iniciar o estágio, uma vez que inúmeras metodologias foram testadas durante as atividades planejadas no projeto, estando os bolsistas cientes das possibilidades de acertos e erros que podem acontecer no decorrer do processo. Outro aspecto a ressaltar é o fato dos futuros professores já estarem familiarizados com o ambiente escolar, ficando mais seguros na prática dos estágios. Assim, com este trabalho procura-se fazer uma análise reflexiva sobre as metodologias aplicadas no percurso do PIBID dos acadêmicos. Primeiramente, o que diz respeito aos saberes construídos e suas reações no planejamento e aplicação das atividades diferenciadas, e por último suas percepções sobre o papel do professor como mediador do processo educativo e não como um mero transferidor de conhecimentos.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

GODOIS, Lutiele Machado et al.. OS SUBSÍDIOS DO PIBID DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: ALGUMAS REFLEXÕES DE BOLSISTAS FORMANDOS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22753-OS-SUBSIDIOS-DO-PIBID-DURANTE-A-FORMACAO-INICIAL-DOCENTE--ALGUMAS-REFLEXOES-DE-BOLSISTAS-FORMANDOS. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes