TÚNEL DO PRECONCEITO: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
TÚNEL DO PRECONCEITO: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
Autores
  • José Galdino Barreto Soares
  • Airton ziegler xavier
  • Thalles Ricardo de Melo Silva
  • Patrícia Fabiane Nanthal Machado
  • Dustin Camargo
  • Clara Helena Quoos Flores
  • Luciano Fischborn
  • Luis Fernando Moraes do Nascimento
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas docentes na diversidade
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22663-TUNEL-DO-PRECONCEITO--UMA-EXPERIENCIA-DIDATICA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Preconceito racial, relações étnico-raciais, ações afirmativas
Resumo
O artigo discorre sobre a oficina “Túnel do Preconceito: uma experiência didática” foi realizada no mês de novembro de 2014 com os alunos do Ensino Médio noturno do projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, na cidade de Santa Maria-RS. A proposta dessa oficina foi desenvolver a reflexão sobre a questão racial, essa atividade buscou, de forma lúdica, desconstruir o preconceito racial ou étnico e promover uma compreensão sobre a igualdade racial. Por meio de um túnel construído com tecido TNT contendo cartazes com fotos, frases e reportagens sobre preconceito racial e um painel com as leis de políticas afirmativas, buscou-se provocar uma reflexão nos alunos sobre o quadro histórico de desigualdades étnico-raciais que persistem em nosso país até os dias de hoje. A oficina trouxe para o debate os temas raça e etnia, entendendo que sejam esses os temas transversais para um estudo comparativo da posição do negro ao longo da história. Entende-se o preconceito racial, como uma triste realidade que está enraizada em uma grande parcela dos processos de interação entre indivíduos, construindo um tecido social deformado que coloca o negro numa posição inferior na rede de relações humanas. O desenvolvimento da oficina “Túnel do Preconceito: uma experiência didática” propiciou aos discentes a confrontação com seus próprios preconceitos, provocando o questionando do aluno a respeito do que ele pensa sobre preconceito diante de seu próprio reflexo no espelho colocado no final do túnel, promovendo um momento de autoanálise sobre raça/etnia. O Túnel do Preconceito pretendeu provocar a discussão e reflexão sobre os pequenos atos do cotidiano que acabam por reafirmar posturas preconceituosas. No desenvolvimento dessa atividade, as ações afirmativas foram apresentadas como formas de combate ao preconceito e busca pela igualdade. A oficina foi finalizada com a solicitação para que os participantes demonstrassem as suas sugestões a fim de mensurar os resultados deste projeto. Para realização dessa pesquisa etnográfica, foram utilizados, como suporte teórico, as obras de Giralda Seyferth, Oracy Nogueira; Franz Boas, entre outros.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SOARES, José Galdino Barreto et al.. TÚNEL DO PRECONCEITO: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22663-TUNEL-DO-PRECONCEITO--UMA-EXPERIENCIA-DIDATICA. Acesso em: 28/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes