PEDAGOGIA E IMAGINÁRIO: APONTAMENTOS CONCEITUAIS A PARTIR DO PIBID

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
PEDAGOGIA E IMAGINÁRIO: APONTAMENTOS CONCEITUAIS A PARTIR DO PIBID
Autores
  • Márcio Issler Paulo
  • Ariane De Abreu Lemos
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22657-PEDAGOGIA-E-IMAGINARIO--APONTAMENTOS-CONCEITUAIS-A-PARTIR-DO-PIBID
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Contemporaneidade, Pós-modernidade, Relato de experiência.
Resumo
Esse trabalho é fruto das investigações realizadas por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Propomos apresentar um relato baseado na contribuição dos estudos sobre Imaginário, para a educação na contemporaneidade. A perspectiva adotada é sustentada pelo víeis dos estudos antropológicos, onde aliado a razão, outros elementos atuam sobre nossa ação, ou seja, tentar entender por meio do relato de experiência, que ao definirmos a contemporaneidade como sendo pós-modernidade, não se trata de pensar em algo utópico e distante de nossa realidade. Pelo contrário, é por meio da análise da realidade que se atém para o fato da educação estar passando por um momento difícil, em que seu objetivo de ensinar o conhecimento científico e sistematizado tornando o aluno uma pessoa crítica, não vem sendo alcançado. Por meio dessa mesma realidade chegase a conclusão de que os métodos utilizados há tempos não são mais os ideais. Olhando então para os relatos de experiência, bem como para a sala de aula percebemos essas questões, onde dentro de um mesmo espaço várias realidades se encontram, possuindo para cada um o próprio significado, o próprio sentido que o aluno atribui a sua realidade. Assim entendemos que a escola do século XXI deve ser cada vez mais um espaço aberto e de maneira inevitável, ser vinculada a cultura. A vida precisa estar centrada em uma dimensão que integre as relações da escola. Se não houver um vínculo com aquilo que se está aprendendo, então não há educação, formação ou mesmo aprendizagem. Portanto entendemos a perspectiva do imaginário como uma possibilidade teórico-metodológica, que nos da possibilidade de visualizarmos um novo horizonte, de superação do que chamamos de tradicional, avançando rumo os processos de humanização que colaboram no processo de aprendizado. Nesse sentido nos permite caminharmos por novos conhecimentos, construído no diálogo dos que são envolvidos na educação. Por meio do imaginário é possível entender que as construções simbólicas bem como as subjetivas são construídas na cultura que define e orienta a vida das pessoas.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

PAULO, Márcio Issler; LEMOS, Ariane De Abreu. PEDAGOGIA E IMAGINÁRIO: APONTAMENTOS CONCEITUAIS A PARTIR DO PIBID.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22657-PEDAGOGIA-E-IMAGINARIO--APONTAMENTOS-CONCEITUAIS-A-PARTIR-DO-PIBID. Acesso em: 24/04/2024

Trabalho

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