COMPARAÇÃO ENTRE DIFERENTES FORMAS DE TRABALHAR O JOGO SUDOKU

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
COMPARAÇÃO ENTRE DIFERENTES FORMAS DE TRABALHAR O JOGO SUDOKU
Autores
  • Gilce Aparecida Silva Mello
  • Jucelaine Lages De Barros
  • Cleidi de Quadros Torres
  • Paoline Moro Barbieri
  • Emanoele Flores da Silva
  • Lorens Estevan Buriol Siguenas
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22654-COMPARACAO-ENTRE-DIFERENTES-FORMAS-DE-TRABALHAR-O-JOGO-SUDOKU
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Jogo, Comparação, Sudoku, Raciocínio lógico.
Resumo
O presente trabalho relata uma atividade realizada a partir do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), realizado em uma escola deste município com as turmas de 6º a 9º ano, proposta por acadêmicas do terceiro semestre do curso de Licenciatura em Matemática e bolsistas do programa do Instituto Federal Farroupilha – Câmpus Júlio de Castilhos. Nesta atividade foram desenvolvidas três diferentes maneiras de se jogar o Sudoku com objetivo de fazer uma comparação e analisar os resultados alcançados durante a aplicação. Durante a execução dos jogos pode-se perceber uma grande integração entre os alunos, pois sentiram-se desafiados e motivados demostrando interesse pela atividade proposta. A utilização de jogos como estratégia de ensino aprendizagem na sala de aula é um recurso pedagógico que tem apresentado bons resultados, pois cria situações que permitem ao aluno desenvolver métodos de resolução de problemas, estimulando a sua criatividade e participação.Nas atividades do PIBID busca-se associar conhecimentos teóricos e práticos de forma atrativa, o que pode ser associado ao lúdico além de motivar os alunos ao aumento de concentração e disciplina, pois regras são estabelecidas, possibilitando assim desenvolver a autoconfiança, organização, concentração, atenção e estimular o trabalho em grupo, aumentando a socialização e as interações pessoais. Propusemos os jogos matemáticos como instrumentos para aguçar a criatividade e a memorização dos alunos, desenvolvendo e aprimorando as habilidades que compõem o raciocínio lógico e ao docente a oportunidade de criar um ambiente na sala de aula em que a comunicação seja útil, propiciando momentos de interação entre alunos e professor, existindo assim trocas de experiências e discussões. Desta maneira, percebemos a função docente como de extrema importância, pois é ele quem vai mediar às aulas de tal modo que os objetivos a que se propôs atingir com a utilização dos jogos sejam alcançados. Esta experiência nos permitiu conhecer as características do grupo e planejar rumos diferentes e significativos para os alunos.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

MELLO, Gilce Aparecida Silva et al.. COMPARAÇÃO ENTRE DIFERENTES FORMAS DE TRABALHAR O JOGO SUDOKU.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22654-COMPARACAO-ENTRE-DIFERENTES-FORMAS-DE-TRABALHAR-O-JOGO-SUDOKU. Acesso em: 20/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes