TRABALHANDO A INCLUSÃO E A DIVERSIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR, PROPORCIONANDO O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS, NUMA PERSPECTIVA DE VALORIZAÇÃO DAS PARALIMPÍADAS.

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
TRABALHANDO A INCLUSÃO E A DIVERSIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR, PROPORCIONANDO O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS, NUMA PERSPECTIVA DE VALORIZAÇÃO DAS PARALIMPÍADAS.
Autores
  • Alexsandro Junior Machado
  • ALFREDO NACONEZI JUNIOR
  • Leticia Aparecida Mika Pereira
  • Tatiane Alves Marcondes
  • Wendell Luiz Linhares
  • Eduardo Antônio de Oliveira
  • Paulo César Rodrigues
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas docentes na diversidade
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22629-TRABALHANDO-A-INCLUSAO-E-A-DIVERSIDADE-NO-AMBITO-ESCOLAR-PROPORCIONANDO-O-RESPEITO-AS-DIFERENCAS-NUMA-PERSPECTIV
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Inclusão; Deficiências; Paralimpíadas; Visão dos Alunos.
Resumo
Por iniciativa da coordenação geral do PIBID, no subprojeto de Educação física, numa proposta da “Cultura de paz como articulador de valores”, surge a criação de um projeto que trabalha as questões de respeito, diminuindo as formas de discriminação à pessoas com deficiências. Tendo em vista que as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná na disciplina de Educação Física estabelece como elementos articuladores a Cultura Corporal e Diversidade para melhorar as relações sociais e o respeito às diferenças dentro e fora do âmbito escolar. Assim, favorecendo a inclusão social, nas aulas de Educação Física, do Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen, no município de Ponta Grossa-PR através do Projeto denominado: “Sentindo na Pele”, o qual proporcionou caracterizações e experimentações adaptadas, às deficiências físicas. A atividade teve por objetivo a busca de uma postura interativa na prática das atividades físicas de respeito ao próximo, propondo aos alunos a solução de problemas característicos de pessoas com deficiência física. Encaminhado para o Princípio da Alteridade (Daólio) no qual os alunos atuam como protagonistas das atividades adaptadas, trabalhando numa perspectiva da não-exclusão e da diversidade de (Betti). Partindo dos pressupostos sobre inclusão e diversidade, ou seja, colocando-os no lugar do próximo poderão compreender melhor e aceitar as diferenças, diminuindo as formas de preconceito e acrescentando valores à personalidade dos alunos. O “Sentindo na Pele” teve início com a pesquisa e confecção de cartazes numa turma do 7º Ano. Cada cartaz continha a definição, causa e imagens representativas realizadas pelos alunos sobre as deficiências físicas, divididas em: motora, auditiva e visual. Posteriormente, os Pibidianos apresentaram atividades que caracterizavam cada uma das deficiências, realizando assim a parte prática, que depois foram aplicadas pelos alunos para as demais turmas e funcionários da escola. Como desfecho foi aplicado um questionário com uma questão aberta e seis questões fechadas para avaliarmos a percepção e conhecimento dos alunos em relação ao tema. Onde a maioria tem algum conhecimento sobre os eventos adaptados, mas ainda não tem muito interesse em acompanhá-los, o que pode estar ligado ao fato de que poucos alunos conhecem alguém do seu município que tenha algum tipo de deficiência e pratique algum esporte, isso nos faz pensar que para que haja uma valorização dos jogos paralímpicos devemos incentivar ainda mais. Já através da questão descritiva eles demonstraram aquilo que entenderam e puderam sentir de como é ter uma deficiência, onde a grande maioria das respostas falava que sentiram dificuldade em fazer as oficinas, pois não sabiam o quanto é difícil ter algum tipo de deficiência, persistindo na necessidade de respeito que deve-se ter com essas pessoas, o que foi algo benéfico em relação a nossos objetivos.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

MACHADO, Alexsandro Junior et al.. TRABALHANDO A INCLUSÃO E A DIVERSIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR, PROPORCIONANDO O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS, NUMA PERSPECTIVA DE VALORIZAÇÃO DAS PARALIMPÍADAS... In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22629-TRABALHANDO-A-INCLUSAO-E-A-DIVERSIDADE-NO-AMBITO-ESCOLAR-PROPORCIONANDO-O-RESPEITO-AS-DIFERENCAS-NUMA-PERSPECTIV. Acesso em: 28/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes