CONSTRUÇÃO DE OFICINAS DE MATEMÁTICA PARA O PIBID A PARTIR DE UM CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
CONSTRUÇÃO DE OFICINAS DE MATEMÁTICA PARA O PIBID A PARTIR DE UM CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
Autores
  • Aline Tampke
  • Thiely Maria Copetti
  • FERNANDO PEDRO BORCOWSKI DO AMARAL
  • ROSANGELA FERREIRA PRESTES
  • Eliani Retzlaff
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22588-CONSTRUCAO-DE-OFICINAS-DE-MATEMATICA-PARA-O-PIBID-A-PARTIR-DE-UM-CURSO-DE-FORMACAO-PEDAGOGICA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Educação Matemática; cenários de investigação; modelagem matemática.
Resumo
O presente trabalho busca relatar as atividades realizadas semanalmente, desde março até o presente momento, com um grupo de 9 acadêmicos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões na cidade de Santo Ângelo, em que a professora doutoranda Rosangela Ferreira Prestes desenvolveu atividades de formação pedagógica. Inicialmente as atividades buscavam uma reflexão sobre o ensino aprendizagem, questionando sobre as diferentes metodologias utilizadas por cada professor, nos fazendo pensar sobre nosso papel como futuros educadores. Através de leitura de textos, de autores como Skovmose (2000), Alro e Skovmose, para o estudo de cenários de investigação e Barbosa (2001) para o estudo e a discussão da modelagem matemática na perspectiva sócio crítica, abordados em seminários, buscou-se debater teoricamente estas possibilidades para o ensino da Matemática. Depois destas discussões e reflexões nos foi solicitada à construção de um projeto de atividades para serem desenvolvidas nas escolas atendidas pelo PIBID, colocando o estudo realizado e analisado nos encontros em prática. Para o desenvolvimento e acompanhamento das atividades utilizamos a Plataforma Moodle, disponível no site da Universidade. As oficinas foram elaboradas entre os meses de junho e julho, com o propósito de apresentar uma proposta de trabalho que utilizasse a Modelagem Matemática na perspectiva sócio crítica (BARBOSA, 2001), a qual tem como ponto de partida uma situação real, que busque a solução para um problema vivenciado pelo aluno. A finalidade é a construção de 7 oficinas abordando diferentes temas, em diferentes situações, tais como o trabalho de funções utilizando contas de água e de luz; razão e proporção a partir da construção da maquete de uma cidade; modelagem matemática envolvendo moda e o conteúdo de estatística; a progressão geométrica na música, e outras. Antes de colocar em prática nas escolas as oficinas estão sendo executadas entre os 22 bolsistas do PIBID, para sua análise e aperfeiçoamento. A atividade se encontra em andamento, destas até o momento quatro já foram realizadas com o grupo. No decorrer das atividades adquirimos um conhecimento tanto teórico, através das leituras de textos e interpretações e diálogo, quanto na prática, no criar e desenvolver propostas de trabalho que busque uma perspectiva diferente ao que já vem sendo feito nas escolas de atuação no projeto.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

TAMPKE, Aline et al.. CONSTRUÇÃO DE OFICINAS DE MATEMÁTICA PARA O PIBID A PARTIR DE UM CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22588-CONSTRUCAO-DE-OFICINAS-DE-MATEMATICA-PARA-O-PIBID-A-PARTIR-DE-UM-CURSO-DE-FORMACAO-PEDAGOGICA. Acesso em: 19/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes