INTERAÇÃO COM O CONHECIMENTO MATEMÁTICO POR MEIO DO MURAL

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
INTERAÇÃO COM O CONHECIMENTO MATEMÁTICO POR MEIO DO MURAL
Autores
  • Tauana Fernanda do Nascimento
  • Débora Regina Xavier Cardoso
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22570-INTERACAO-COM-O-CONHECIMENTO-MATEMATICO-POR-MEIO-DO-MURAL
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Matemática, PIBID, Mural.
Resumo
Considerando a ação do subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS - de ampliar a concepção do conhecimento matemático e incentivar os sujeitos da escola a perceberem a linguagem matemática como uma ferramenta de auxílio à leitura de mundo, os bolsistas de iniciação á docência da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paul Harris, situada no município de São Leopoldo, decidiram utilizar o mural da sala de aula para divulgar o conhecimento matemático e estimular o pensamento crítico dos alunos. O mural consiste em um espaço de aproximadamente 3m², se localiza no interior da sala temática de Matemática e é elaborado, a cada mês, pelos bolsistas do PIBID que selecionam um tema central relacionado com assuntos que possam despertar o interesse e curiosidade, entre os alunos, sobre o mundo e a matemática. O trabalho proposto é desenvolvido junto às turmas de 7° ao 9° ano. Alguns dos temas explorados no ano de 2015 foram: Mercado Financeiro e Meteorologia. Os bolsistas do PIBID apresentam o mural às turmas a fim de incentivar sua leitura e provocar a reflexão sobre o assunto abordado. Considerando o modo interativo pelo qual o mural é tratado e a possibilidade do mesmo ser revisitado por considerável período, pode afirmar-se que este é um instrumento motivador para as aulas de matemática, pois permite e promove a reflexão, o diálogo, a criticidade e a interpretação do tema proposto.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

NASCIMENTO, Tauana Fernanda do; CARDOSO, Débora Regina Xavier. INTERAÇÃO COM O CONHECIMENTO MATEMÁTICO POR MEIO DO MURAL.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22570-INTERACAO-COM-O-CONHECIMENTO-MATEMATICO-POR-MEIO-DO-MURAL. Acesso em: 29/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes