RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DE UMA ANIMAÇÃO JAPONESA NA REFLEXÃO SOBRE TEMAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO MÉDIO

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DE UMA ANIMAÇÃO JAPONESA NA REFLEXÃO SOBRE TEMAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO MÉDIO
Autores
  • Caroline Good
  • Matheus Alves de Paula
  • Daniele Renata Joay
  • Joaquim Francisco Dias Setin
  • Jaquelline Ferreira da Rosa
  • janete Dubiaski da Silva
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22536-RELATO-DE-EXPERIENCIA-SOBRE-O-USO-DE-UMA-ANIMACAO-JAPONESA-NA-REFLEXAO-SOBRE-TEMAS-INTERDISCIPLINARES-NO-ENSINO-ME
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Prática docente, Direitos Humanos, Diversidade, Bioética
Resumo
A prática docente atual, limitada e de caráter mecanicista, tem proporcionado sucessivos fracassos no processo de educação e aprendizagem. Dessa forma, é dever do educador recorrer a metodologias alternativas que, com maior eficácia, alcancem resultados mais satisfatórios. Ainda no contexto da educação, bioética, direitos humanos e diversidade, por apresentarem caráter inter, multi e transdisciplinar, exigem uma abordagem não tradicional. Assim, esse trabalho se justifica pela necessidade de se desenvolver metodologias motivadoras para o aprendizado associadas ao cotidiano dos alunos. O objetivo desse relato é analisar a potencialidade pedagógica de veículos informais de mídia na educação formal em relação a conteúdos pertinentes à bioética, direitos humanos e diversidade de bolsistas do PIBID de Ciências Biológicas da PUCPR. Partindo-se da apreciação interativa e dinâmica de um desenho animado japonês (animê) procurou-se fomentar a busca e construção do senso crítico dos estudantes, de forma que seja possível ao discente apreciar um produto de entretenimento sem negligenciar suas potencialidades em conteúdos relevantes sob os pontos de vista científico e do cotidiano. O animê utilizado foi o Full Metal Alchemist Brotherhood, que permite a discussão de diversos temas que apresentam caráter interdisciplinar e transversal, contemplados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino médio na abordagem da prática docente. O projeto está sendo realizado com estudantes voluntários no contra turno de uma escola pública, duas vezes por mês, no período vespertino, com a exibição dos episódios distribuídos de forma que cada temática central fique dividida em encontros diferentes, apresentando três episódios em cada encontro. Perguntas norteadoras são realizadas no início de cada encontro e os episódios do animê são então exibidos, acompanhados de questionamentos éticos, históricos, filosóficos e discussões sobre os temas: bioética, política e religião. Ao final das discussões são apresentadas novamente as questões norteadoras que são registradas por anotações e gravações para posteriores análises, com intuito de se verificar a possível mudança de percepção dos estudantes sobre os assuntos abordados. Após a aplicação dessa primeira etapa, os estudantes afirmaram que existe a possibilidade da utilização de mídias informais para a discussão dos mais diversos temas, e apontaram a empatia como fator de identificação com a realidade apresentada, tornando possível a apropriação e compartilhamento de novas ideias. A utilização de animês mostrou-se, nessa etapa do projeto como ferramenta pedagógica promissora na geração de debates críticos e apropriação de vários conceitos no ensino básico.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

GOOD, Caroline et al.. RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DE UMA ANIMAÇÃO JAPONESA NA REFLEXÃO SOBRE TEMAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO MÉDIO.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22536-RELATO-DE-EXPERIENCIA-SOBRE-O-USO-DE-UMA-ANIMACAO-JAPONESA-NA-REFLEXAO-SOBRE-TEMAS-INTERDISCIPLINARES-NO-ENSINO-ME. Acesso em: 23/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes