FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE EAD E O CURSO DE MAGISTÉRIO EM NÍVEL MÉDIO: EM BUSCA DA COMPLEMENTARIEDADE

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE EAD E O CURSO DE MAGISTÉRIO EM NÍVEL MÉDIO: EM BUSCA DA COMPLEMENTARIEDADE
Autores
  • RICARDO LUIZ DE BITTENCOURT
  • Josiane da Silveira dos Santos
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22503-FORMACAO-DE-PROFESSORES-EM-PEDAGOGIA-NA-MODALIDADE-EAD-E-O-CURSO-DE-MAGISTERIO-EM-NIVEL-MEDIO--EM-BUSCA-DA-COMPLEM
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Modalidade à distância, Modalidade presencial, Formação docente.
Resumo
Discutir a formação de professores é sempre um desafio tendo em vista a complexidade da tarefa de educar e dos modelos de educação e sociedade que estamos inseridos. Este trabalho é um recorte de uma pesquisa desenvolvida no ano de 2015 que tratou da formação de professor na modalidade EAD. Nosso intuito é analisar os motivos que levam estudantes de curso de Pedagogia na modalidade EAD a buscarem a formação em nível médio nos cursos de Magistério de modo concomitante. No desenvolvimento da pesquisa buscamos construir interlocuções com autores como Tardif (2007), Nóvoa (1997), Contreras (2002), Giroux (1997). Estes autores apresentam ideias importantes entrelaçando princípios que podem orientar a formação de professores. Destacam a partir de suas pesquisas algumas categorias que nos permitem compreender de uma forma mais ampla os processos de formação docente. Saberes docentes, unidade pessoa-professor, desenvolvimento pessoal, profissional e institucional, autonomia docente e o papel do professor como intelectual crítico são categorias/conceitos pertinentes que orientam nossos estudos. Os autores estudados colocam em evidência a compreensão da processualidade da formação docente. Nessa direção articular formação inicial com a formação continuada é de fundamental importância para qualificar os processos formativos. Para o levantamento de dados utilizamos como instrumento de pesquisa um questionário aplicado com alunas que fazem o curso de magistério presencial e concomitantemente o curso de Pedagogia na modalidade EAD. A coleta de dados ocorreu nos meses de abril e maio de 2015. Os dados foram analisados qualitativamente à luz do referencial teórico. Conclui-se que os sujeitos participantes da pesquisa destacam que o ensino presencial é o “ideal”. Fatores como a baixa renda das famílias, a flexibilização de horários e o nível de exigência, entre outros, os levam ao ensino a distância. Entendemos que estes sujeitos buscam complementar o curso de Pedagogia EAD, com o de Magistério em nível médio, pelo fato de se sentirem mais preparados para a prática docente, complementando a formação em EAD, com a formação presencial.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

BITTENCOURT, RICARDO LUIZ DE; SANTOS, Josiane da Silveira dos. FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE EAD E O CURSO DE MAGISTÉRIO EM NÍVEL MÉDIO: EM BUSCA DA COMPLEMENTARIEDADE.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22503-FORMACAO-DE-PROFESSORES-EM-PEDAGOGIA-NA-MODALIDADE-EAD-E-O-CURSO-DE-MAGISTERIO-EM-NIVEL-MEDIO--EM-BUSCA-DA-COMPLEM. Acesso em: 16/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes