ENCHENTES: O ENSINO CONTEXTUALIZADO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ABORDAGEM CTS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
ENCHENTES: O ENSINO CONTEXTUALIZADO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ABORDAGEM CTS
Autores
  • Vanessa Marieli Ceglarek
  • Jizeli zeferino da silva
  • Juliana Moreira Prudente de Oliveira
  • Eduarda Maria Schneider
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22480-ENCHENTES--O-ENSINO-CONTEXTUALIZADO-DE-EDUCACAO-AMBIENTAL-NA-ABORDAGEM-CTS
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Ciência/Tecnologia/Sociedade, Cidadania, PIBID, Ensino e Aprendizagem.
Resumo
A abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) surgiu mediante discussões que envolviam, além de outros aspectos, a necessidade da popularização científica e as preocupações em torno do agravamento dos problemas ambientais. No âmbito educacional, esta abordagem contribui para a inserção de temas sócios científicos, que envolvem controvérsias de natureza ética e problemas ambientais contemporâneos, visando fomentar ações sociais responsáveis. No ano de 2014, o subprojeto PIBID/BIOLOGIA da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) adotou como fundamentação teórico-metodológica o enfoque CTS para o desenvolvimento das suas ações, por exemplo, na elaboração e aplicação de módulos didáticos (MD) na educação básica. Nessa perspectiva, este trabalho objetiva discutir a proposição de um MD para o ensino de ciências, nível fundamental, sobre o tema enchentes, amparado na perspectiva CTS. A escolha do tema foi influenciada pela necessidade da professora regente da escola parceira do projeto e por corresponder a um problema ambiental presente na grande maioria dos espaços urbanos. A turma a que se destinou foi o 7º ano de um colégio público da cidade de Cascavel/PR e os dados foram coletados por meio de questionários. O MD iniciou com a questão “Por que as ruas enchem quando está chovendo?”, a qual permitiu evidenciar aspectos tecnológicos relacionados ao tema, como redes pluviais, pavimentos permeáveis, telhado ecológico, armazenamento de água de chuva captadas dos telhados e áreas verdes, para, então, abordar conteúdos científicos referentes ao processo de absorção da água do solo pelas plantas, metabolismo vegetal e impactos ambientais agravados pela retirada das plantas. Dessa forma, foi possível discutir aspectos científicos, tecnológicos e sociais relacionados ao tema, além de explicitar as relações existentes entre estes. Evidenciou-se que a utilização da abordagem CTS em aulas de ciências possibilita uma aprendizagem mais significativa, incentivando os alunos a pensarem criticamente em relação às atitudes tomadas frente aos problemas da sociedade.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

CEGLAREK, Vanessa Marieli et al.. ENCHENTES: O ENSINO CONTEXTUALIZADO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ABORDAGEM CTS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22480-ENCHENTES--O-ENSINO-CONTEXTUALIZADO-DE-EDUCACAO-AMBIENTAL-NA-ABORDAGEM-CTS. Acesso em: 24/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes